Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Financial Times aponta Lula como favorito para ganhar a eleição de 2026

Compartilhe esta notícia:

Jornal britânico também citou tensão entre Lula (foto) e Donald Trump como ponto positivo para a corrida eleitoral do petista

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Se por um lado a revista The Economist diz que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer à reeleição em 2026, o jornal britânico Financial Times entende que o atual chefe do Executivo é o favorito a ganhar a disputa presidencial.

A previsão apareceu na lista do Financial Times, divulgada na véspera de ano novo, na qual faz 20 apostas políticas para o ano seguinte. “Salvo se ocorrer um problema de saúde de última hora, Luiz Inácio Lula da Silva é o favorito para vencer a eleição de outubro, mesmo aos 80 anos”, diz o jornal nesta quarta-feira (31).

O Financial Times também cita a tensão entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante 2025. “[Com] Um formidável cabo eleitoral, o esquerdista se beneficiará de uma economia robusta e de ter resistido às investidas de [Donald] Trump”, completa.

Neste ano, a equipe do presidente negociou com Trump sobre as tarifas em produtos brasileiros, enfrentou pressão sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e teve o juiz Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sancionado pela Lei Magnitsky, usada contra indivíduos acusados de violar os direitos humanos, desde julho.

A previsão do Financial Times vai de encontro à última pesquisa divulgada da Genial/Quaest: o levantamento apontou que Lula derrotaria o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nos dois turnos da eleição presidencial de 2026.

Por outro lado, a The Economist apontou em editorial da terça-feira (30) que Lula não deveria concorrer à reeleição em 2026. Para a revista, é um risco para os brasileiros colocar “alguém tão idoso servindo mais quatro anos no cargo máximo”.

Gleisi Hoffmann, deputada federal e ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, rebateu a The Economist e disse que “o verdadeiro risco que a reeleição do presidente Lula representa para a The Economist nunca foi a idade”.

“A revista do sistema financeiro global, dos que fazem fortunas sem produzir nada, prefere que o Brasil volte a ser submetido aos mandamentos do ‘mercado’, abandonando as políticas públicas voltadas para o povo, o crescimento do emprego, dos salários e da renda das famílias”, afirmou no X, antigo Twitter.

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, menor taxa de desocupação desde 2012, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (30).

Por outro lado, o Brasil abriu 85,9 mil vagas formais de trabalho em novembro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), representando uma queda de 19% em relação a novembro do ano passado, quando foram criados cerca de 106,1 mil empregos com carteira assinada.

Foi o pior resultado para um mês de novembro desde o início do novo Caged, em 2020, quando novas formas de coleta e integração de dados foram incorporadas. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, os resultados sucessivos refletem o impacto da taxa básica de juros elevada, atualmente em 15% ao ano. No acumulado do ano foram criados 1,9 milhão de empregos.

Caso ganhe a reeleição, Lula entrará no seu quarto mandato não consecutivo como presidente do Brasil. O parlamentar foi eleito para o cargo em 2002 e 2006. Após deixar a prisão, em 2019, tornou-se chefe do Executivo pela terceira vez, em 2022.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministério abre consulta para definir regras de ressarcimento por corte de geração de energia no Brasil
Defesa Civil de Porto Alegre registra mais de 2,7 mil atendimentos em 2025
https://www.osul.com.br/financial-times-aponta-lula-como-favorito-para-ganhar-a-eleicao-de-2026/ Financial Times aponta Lula como favorito para ganhar a eleição de 2026 2025-12-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar