Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de junho de 2021
Desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu 10 remessas do ingrediente.
Foto: FiocruzA Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anunciou nesta segunda-feira (7) que foi confirmada a chegada, no próximo sábado (12), de uma nova remessa de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) necessário para a fabricação da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19.
Sobre a próxima remessa, a Fiocruz adiantou apenas que o IFA a ser recebido vai garantir a continuidade da produção e as entregas semanais de vacinas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) até o dia 10 de julho. Mais detalhes devem ser divulgados ao longo da semana.
A Fiocruz e a AstraZeneca assinaram no ano passado um acordo de encomenda tecnológica que prevê o envio de 14 remessas de IFA para a produção de 100,4 milhões de doses de vacinas até julho. Desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu 10 remessas.
A fundação tem negociado com a farmacêutica europeia a aceleração do envio do IFA, que é produzido na China, pelo laboratório WuXi Biologics. O motivo é o fato de a capacidade produtiva do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) ser maior do que a quantidade de IFA disponível para produzir vacinas.
Com as 3,3 milhões de doses entregues na semana passada, a Fiocruz chegou a 50,9 milhões de doses disponibilizadas para o PNI. O total inclui as 4 milhões de doses importadas prontas da Índia e as mais de 46 milhões já produzidas e liberadas por Bio-Manguinhos.