Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2016
Primeira empresa de coworking para fisioterapeutas em Porto Alegre, a Fisyon – Postura & Movimento se associa ao Centro Universitário Metodista do IPA e ao Instituto Golden – Pilates e Fisioterapia, para promover, em agosto, o II Congresso Sul Brasileiro de Reeducação da Postura e do Movimento. A diretora técnica da empresa, fisioterapeuta Kaanda Gontijo, destaca a satisfação em integrar, novamente, o grupo de trabalho que promove este evento. Ela foi presidente da comissão da primeira edição do congresso, ocorrida em 2014. Na edição de 2016, a presidência da comissão está a cargo da fisioterapeuta e professora Carla Brito, tendo ainda como integrantes o fisioterapeuta Eduardo Freitas da Rosa e a fisioterapeuta e professora Fabiana Silva.
“É uma alegria imensa poder realizar em Porto Alegre mais uma edição do Congresso Sul Brasileiro de Reeducação da Postura e do Movimento. Maior, ainda, em inserir a Fisyon, neste qualificado grupo que está cuidando de cada detalhe para termos, a exemplo do que ocorreu em 2014, um evento único para falar de postura, de movimento, de tratamentos fisioterapêuticos, do desenvolvimento psicomotor humano, de lesões na dança e nas atividades esportivas e de reeducação física e psicocomportamental”, aponta Kaanda.
Programado para os dias 25, 26 e 27 de agosto, nas dependências do IPA, em Porto Alegre, o evento terá como grande atração o fisioterapeuta e professor belga Bernard Valentin, uma das maiores autoridades mundiais do Método G.D.S. de cadeias musculares e articulares psicomportamentais. O método integra o funcionamento do corpo e seus vínculos com o comportamento psicológico. Segundo o G.D.S., as emoções se expressam pelo sistema muscular, que é dividido em seis grandes cadeias musculares. Quando as tensões se repetem, sem alternância, recrutando sempre os mesmos músculos, surgem os problemas de postura, desequilíbrios musculares e desalinhamentos articulares.