Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Flávio Bolsonaro diz que Lula é antissemita e afirma que os Estados Unidos constroem modelo internacional

Compartilhe esta notícia:

Eduardo e Flávio Bolsonaro (C) com Benjamin Netanyahu (D)

Foto: Reprodução/Instagram

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, chamou nesta terça-feira (27), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de antissemita e classificou as ações dos Estados Unidos como um “novo modelo de cooperação internacional”. Flávio e Lula devem disputar a Presidência neste ano.

“Lula é antissemita. Isso não é um slogan, não é exagero. É baseado em suas ideias, seus conselheiros, suas palavras e suas ações”, disse Flávio durante a “Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo”, em Israel.

O parlamentar brasileiro afirmou que, em episódios recentes, Lula deixou de condenar o Hamas para atacar Israel e que o Brasil integra o grupo de países que apoiam o terrorismo. Também citou Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente. “O principal responsável pela política internacional de Lula, seu maior conselheiro, Celso Amorim, escreveu o prefácio de um livro que aplaude o Hamas e o apresenta como um grupo político normal”, disse.

Flávio, que se apresentou “não apenas como um senador, mas como candidato à Presidência”, disse que se alinhará a Israel, caso seja eleito presidente. “Israel está na linha de frente da democracia contra a barbárie. Deixe-me dizer isso claramente, o Brasil deve estar com Israel, com os judeus, com as democracias que lutam contra o terror”, afirmou.

Numa indireta a Lula, o senador afirmou que “o próximo presidente brasileiro não será persona non grata em Israel” e que os dois países “compartilham uma longa e honrosa história”, com “valores compartilhados”, como liberdade, democracia e respeito pela vida.

Em 2024, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmou que o presidente Lula é considerado persona non grata em Israel até que ele se desculpe pelas declarações em que compara a ofensiva israelense na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus feito pela Alemanha Nazista de Adolf Hitler, entre 1933 e 1945.

“O Brasil se uniu a Israel na luta contra o terrorismo, sem desculpas e sem duplo padrão. Infelizmente, esse legado foi quebrado. Hoje, o antissemitismo não é um problema menor, não é apenas parte do passado, é real e uma ameaça global”, falou.

Acenos aos EUA e a Milei

Flávio defendeu a ação dos Estados Unidos e do presidente argentino, Javier Milei, na política internacional. Segundo ele, os Estados Unidos “ajudaram a construir um novo modelo de cooperação internacional”. Também afirmou que, caso seja eleito presidente, seguirá a mesma linha de acordos de Milei.

“Os acordos liderados pelo grande presidente argentino, Javier Milei, são um passo histórico. Eles fortaleceram as ligações diplomáticas, econômicas e institucionais entre Israel e as democracias latino-americanas. E deixe-me dizer isso claramente: se depender de mim, o Brasil oficialmente assinará os acordos em janeiro de 2027″, disse.

Flávio e o irmão, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), se encontraram com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na noite desta segunda-feira (26). Os dois postaram registros nas redes sociais. “Tivemos um tempo significativo com o Chefe de Estado, o Comandante das Forças: Benjamin Netanyahu”, escreveu Eduardo.

“Fico muito grato pelo convite para participar da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo, em Israel. Foi uma honra me encontrar com o primeiro-ministro @netanyahu e com autoridades que levam a sério a defesa da vida, da liberdade e da verdade”, disse Flávio. (Com informações de O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Procon RS divulga pesquisa anual de preços de materiais escolares
Boletim de Conjuntura aponta perspectiva de crescimento do Rio Grande do Sul acima da média nacional em 2026
https://www.osul.com.br/flavio-bolsonaro-diz-que-lula-e-antissemita-e-afirma-que-os-estados-unidos-constroem-modelo-internacional/ Flávio Bolsonaro diz que Lula é antissemita e afirma que os Estados Unidos constroem modelo internacional 2026-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar