Quinta-feira, 11 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula indica o ministro Flávio Dino para vaga no Supremo e o procurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República

Compartilhe esta notícia:

Lula (C) com Paulo Gonet (E), indicado à PGR, e Flávio Dino, indicado ao Supremo

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (27) as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, para se tornar ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Os nome de Dino e Gonet já eram apontados como “candidatos” desde a abertura das vagas, ainda em setembro. Nos últimos dias, os dois passaram a ser vistos como favoritos para os postos.

As duas indicações serão enviadas ao Senado e devem seguir rito parecido. Os indicados passam por uma sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que também vota as indicações. Os nomes têm que ser aprovados, ainda, pelo plenário do Senado com pelo menos 41 votos “sim”.

Se o Senado aprovar os nomes de Dino e Gonet, caberá ao STF e à PGR definir a data das posses. Ao enviar os nomes agora, o governo Lula tenta garantir que o Senado avalize as escolhas ainda antes do recesso do Legislativo, que começa em menos de um mês. Se isso não acontecer, a aprovação e a posse das novas autoridades deve ficar para fevereiro ou março de 2024.

Interlocutores de Lula afirmam que Dino deve seguir despachando no Ministério da Justiça enquanto o nome é avaliado pelo Senado.

As vagas abertas

No STF

A cadeira que pode vir a ser ocupada por Flávio Dino está vazia desde a aposentadoria da ministra do STF Rosa Weber, no fim de setembro. A magistrada se aposentou porque, em poucos dias, completaria 75 anos – idade máxima para o cargo.

Segundo dados do programa de transparência do STF, se assumir a cadeira de Rosa Weber, Dino herdará 345 processos que ainda estavam em aberto no gabinete da ministra.

A escolha de Dino frustra movimentos de entidades da sociedade civil e de setores do PT, que defendiam a indicação de uma mulher ou de uma pessoa negra. Nas eleições de 2022, Dino se identificou como pardo à Justiça Eleitoral.

Atualmente, há somente uma mulher entre os 10 ministros em atividade no STF: a ministra Cármen Lúcia, que está com 69 anos. Os outros principais cotados para a vaga de Rosa Weber também eram homens: o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e advogado-geral da União, Jorge Messias.

Na PGR

O comando definitivo da Procuradoria-Geral da República está vago desde 27 de setembro, com o fim do segundo mandato de Augusto Aras – indicado e reconduzido ao posto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao longo desses dois meses, a PGR foi comandada de forma interina pela procuradora Elizeta Ramos, que deve seguir no posto até o fim dos trâmites da indicação de Paulo Gonet.

O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União, instituição que atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e de direitos individuais. Nesse contexto, cabe ao MP participar de processos em trâmite na Justiça, em maior ou menor grau, a depender do caso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

20 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marlon Soares
27 de novembro de 2023 17:23

Uma vergonha para o pais

Andre Palo
27 de novembro de 2023 17:50

Ladrão indicando bandido, meliciano, quadrilheiro….
Preferivel alguem mais digno, um bandido de verdade…bandido nutela é o pior…….Marcinho VP, Bala na Cara, Beira Mar..

Andre Palo
27 de novembro de 2023 17:51

Enfim….. A nação agradece a quem foi burro o sufuciente para votar neste asno…E ESTAMOS SÓ NO COMEÇO DA DESTRUIÇÃO…

Cezar Roldão Schuaste
28 de novembro de 2023 12:37

Infelizmente o sr não tem capacidade de distinguir a situação onde estamos no barco(((todos)

Vanderlei Stefani
27 de novembro de 2023 18:01

Chora gadaiada…🤣🤣🤣🤣🤣

Fernando Krause
27 de novembro de 2023 18:02

Mais um comunista, ops. “socialista” indicado pelo lulopetismo ao STF…

Cezar Roldão Schuaste
28 de novembro de 2023 12:33

Fritura

Glaucio Dos Santos Brum
27 de novembro de 2023 21:05

Um ministro que desfilou sem seguranças pelo complexo da Maré e recebeu Luciane Barbosa, a dama do tráfico do Amazonas, me parece uma indicação incoerente, porém conveniente para alguém.

Artur Borba
27 de novembro de 2023 22:21

Tem que indicar mesmo por quê tua batata tá assando. Logo a cadeia te espera. A jegaiada trocaram a cabeça pela bunda. Só sai merda

Cezar Roldão Schuaste
28 de novembro de 2023 12:33

Sr stefani, acho que desta vez o Dino foi enrolado também pelo pt, só tem tranposo.

Carlos Alberto Pugliese
28 de novembro de 2023 08:07

o bode avisador bate-cú….béééé, o bode do Luladrão avisou, mas como é sabido esse bode

Vanderlei Stefani
28 de novembro de 2023 00:37

Eu avisei: enquanto a extrema direita tá indo o Dino já deu duas voltas neles, e ainda por cima tem aquela manifestação ridícula, fracassada pró Bozo vigarista.

Vanderlei Stefani
28 de novembro de 2023 19:16

A Argentina é logo ali

Jorge Bressan
28 de novembro de 2023 01:54

Eu sempre tenho esperança de um Brasil melhor e ele com certeza nao começa com Lula,Xandao,Flavio Dino e outros falcatruas que babam o ovo do chefe maior.

Carlos Alberto Pugliese
28 de novembro de 2023 08:51

“Vamo robá, quadrilha e dar abóboras prá os idiotas úteis que nos elegeram”, os bode bate-cú se contentam com migalha, enquanto o Luladrão viaja prá Paris, eles vão pescar cascudo no riacho Ipiranga

Hector Dagnino
28 de novembro de 2023 10:45

É o preço pelos serviços prestados , no 8/1 e outras narrativas , e a inegivilidade do BOLSONARO . OREMOS .

Cezar Roldão Schuaste
28 de novembro de 2023 12:30

Um escarnio a indicação ou uma fritura do Dino pelo pt.

Carlos Alberto Pugliese
28 de novembro de 2023 16:38

béééé ….a bodaiada saltita com mais um da quadrilha indo pro STF

Vanderlei Ochoa
28 de novembro de 2023 12:44

Chora diritalha…chora…direitálha pira na maionese;;;;hahahahahahah

Nilton G Veiga
28 de novembro de 2023 12:47

O senado tem por obrigação moral rejeitar a indicação de Dino para o STF, pelo bem do Brasil.

Rio Grande do Sul contratará serviços de manutenção de escolas por meio de registro de preços
Indicações de Lula para a Procuradoria-Geral da República e o Supremo serão analisadas pelo Senado; entenda os próximos passos
Pode te interessar
20
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x