Segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Floresta Nacional de São Francisco de Paula é concessionada

Compartilhe esta notícia:

“São Francisco de Paula faz parte da região das Hortênsias, na Serra, uma das mais importantes áreas turísticas do Estado", disse o senador Luis Carlos Heinze (D)

Foto: Robson Sena/SECOM MMA
“São Francisco de Paula faz parte da região das Hortênsias, na Serra, uma das mais importantes áreas turísticas do Estado", disse o senador Luis Carlos Heinze (D). (Foto: Robson Sena/ SECOM MMA)

Criado em 2019, o novo modelo de concessões de parques nacionais do MMA (Ministério do Meio Ambiente) concluiu na terça-feira (14), a concessão da Flona (Floresta Nacional de São Francisco de Paula), nos Campos de Cima da Serra.

A ideia central é proporcionar a melhor proteção dos parques através do aumento da visitação e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno, por meio do turismo.

A assinatura do contrato foi realizada em um ato, semipresencial, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite e do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), no Salão dos Ministros, na Esplanada dos Ministérios. O prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzolli, acompanhou o ato de forma virtual.

O contrato dá início ao investimento de mais de R$ 72 milhões em um centro de visitantes, serviços de alimentação e outras implementações que serão realizadas no local. De acordo com o edital, a empresa ficará responsável por todos os serviços ligados a visitação, como a manutenção e sinalização de trilhas, estruturas de atrativos, hospedagens, bilheteria, limpeza e segurança.

“São Francisco de Paula faz parte da região das Hortênsias, na Serra, uma das mais importantes áreas turísticas do Estado, recebendo anualmente mais de 6,0 milhões de turistas. A unidade tem uma área de 1.606 hectares e agora vai dar outra dimensão ao turismo sustentável do Rio Grande do Sul”, destacou Heinze.

O senador ainda lembrou que o processo de concessões dos Parques e Florestas Nacionais, no estado, começou há dois anos, com o convite que realizou, na época, ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para conhecer ás áreas.

Para o prefeito Marcos Aguzzolli esse é um grande passo para alavancar, tendo em vista que a Flona é um dos parques que mais recebem visitantes no país. “Tendo a infraestrutura necessária, a nossa expectativa é que as visitas tripliquem”, afirmou.

Até aqui, a agenda de concessões, que inclui 23 parques nacionais, realizou leilões de quatro unidades de conservação: os parques nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral (RS/SC), e as florestas nacionais de Canela e de São Francisco de Paula (RS). Ao todo, são previstos investimentos superiores a R$ 420 milhões. Entre os investimentos obrigatórios, estão serviços de manutenção e proteção ambiental, como corpo de brigadistas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Presidente do Tribunal de Justiça será homenageado pelas emissoras de rádio e televisão
Rio Grande do Sul registra 714 novos casos de Covid-19 e mais 28 mortes provocadas pela doença
Deixe seu comentário
Pode te interessar