Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil FMI diz que a recuperação da economia brasileira foi uma das boas surpresas de 2017

Compartilhe esta notícia:

A economia mundial crescerá 3,5% em 2017, conforme projeções do FMI. (Foto: Reprodução)

Maurice Obstfeld, economista-chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional) afirmou na manhã desta terça-feira (18), na abertura do encontro anual de primavera da entidade, na capital americana, que o Brasil deu “boas surpresas” à economia mundial no começo do ano. Ele se mostra mais otimista com a economia global, inclusive afirmando que a previsão de crescimento mundial de 3,5% para este ano pode ser superado.

Sem dúvida vemos aspectos positivos no aumento da confiança e do nível de investimento mundial. Neste primeiro trimestre tivemos surpresas positivas do Japão, da China e do Brasil. Existe a possibilidade que nossas previsões sejam superadas – disse ele em uma entrevista coletiva.

Oya Celasun, diretora da divisão de estudos econômicos mundiais do FMI, afirmou que a situação política inspira cuidados, mas vê chances de avanços no país.

“Sabemos que há mais investigações sobre corrupção no Brasil e isso é uma fonte de incertezas, tendo em conta o entorno político, mas vemos avançar as reformas necessárias, nesta semana se reiterou a necessidade de se manter reformas, sobretudo a reforma da previdência”, disse ela. “Se o Brasil conseguir aprovar reformas pode garantir às contas públicas uma condição mais sustentável, assim como ao crescimento (econômico).”

Ela ainda destacou, assim como Obstfeld havia feito minutos antes, que o Brasil gerou boas notícias econômicas, embora o país ainda tenha previsão de crescimento de 0,2% para este ano, a menor entre as principais nações detalhadas pela instituição. “Os indicadores de atividades para os dois primeiros meses do ano estão mais sólidos” disse Oya.

Obstfeld disse que a turbulência financeira que marcou o primeiro semestre do ano passado. Segundo ele, parece que a economia está na direção correta. Ele afirmou, contudo, que ainda há riscos, sobretudo por governos que estão defendendo o protecionismo de suas economias. Obstfeld lembra que o comércio internacional intensifica o crescimento e as reduções das desigualdades. (AG)

 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mais um empreiteiro promete citar favores ao ex-presidente Lula. Desta vez é Léo Pinheiro, da OAS
Fundo de pensão dos funcionários da Petrobras tem rombo de 27 bilhões de reais
https://www.osul.com.br/fmi-dia-que-recuperacao-da-economia-brasileira-foi-uma-das-boas-surpresas-de-2017/ FMI diz que a recuperação da economia brasileira foi uma das boas surpresas de 2017 2017-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar