Quinta-feira, 01 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Foguete do 1º voo comercial do Brasil explode após decolagem no Maranhão

Compartilhe esta notícia:

A operação de lançamento era conduzida pela FAB e representava uma parceria inédita entre o Brasil e uma empresa privada.

Foto: Reprodução
A operação de lançamento era conduzida pela FAB e representava uma parceria inédita entre o Brasil e uma empresa privada. (Foto: Reprodução)

O foguete sul-coreano HANBIT-Nano explodiu após tentativa de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, na noite dessa segunda-feira (22). Esse seria o primeiro envio de uma aeronave do tipo ao espaço partindo de solo brasileiro. O motivo da falha ainda não foi esclarecido.

Após o lançamento, que foi transmitido ao vivo no YouTube, uma nuvem de fogo se formou ao redor do foguete. Até a noite de segunda, a Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O lançamento estava previsto para acontecer na última quarta-feira (17), mas foi adiado devido a um problema na inspeção final antes da montagem do veículo. Assim, o lançamento foi reprogramado para esta segunda.

O veículo espacial tinha 21,8 metros de comprimento, 1,4 de diâmetro e pesa 20 toneladas. Ele levaria satélites para a órbitra baixa da Terra (LEO). A operação de lançamento era conduzida pela FAB e representava uma parceria inédita entre o Brasil e uma empresa privada no avanço das missões espaciais brasileiras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministro Gilmar Mendes diz ter “absoluta confiança” em Alexandre de Moraes em caso do Banco Master
Acordo entre Petrobras e petroleiros garante funcionamento mínimo de refinaria em Canoas durante a greve da categoria
https://www.osul.com.br/foguete-do-1o-voo-comercial-do-brasil-explode-apos-decolagem-no-maranhao/ Foguete do 1º voo comercial do Brasil explode após decolagem no Maranhão 2025-12-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar