Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de novembro de 2025
Em confronto válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro e disputado no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Grêmio perdeu de 3 a 2 para o Botafogo na noite desse sábado (22). Com o resultado, o Tricolor ocupa provisoriamente a 12ª posição da tabela, com 43 pontos. O time comandado por Mano Menezes volta a campo na terça-feira (25), diante do Palmeiras, na Arena.
O jogo
O Botafogo foi superior no primeiro tempo e precisou de menos de 20 minutos para abrir 2 a 0. Aos 14 minutos, o time da casa saiu na frente com o lateral Cuiabano. O meia Savarino arriscou da entrada e acertou o travessão. No rebote, o ponta Artur ficou com a sobra e finalizou para a defesa de Tiago Volpi. A bola bateu no zagueiro Erick Noriega e caiu nos pés do defensor alvinegro, que balançou as redes no Nilton Santos.
Pouco depois, aos 18, o Glorioso ampliou sua vantagem no placar. O volante Danilo achou um lindo passe de trivela para Artur, que invadiu a área, driblou o zagueiro Gustavo Martins e bateu no cantinho.
O Grêmio chegou com perigo apenas na marca de 37 minutos, quando o centroavante André recebeu na área e chutou por cima da meta defendida pelos donos da casa.
Na volta do intervalo, o clube gaúcho diminuiu com André, que completou o cruzamento do ponta Cristian Pavón na segunda trave e fez 2 a 1. Aos 12 minutos, o volante Gustavo Cuellár arriscou de longa distância e obrigou o goleiro Léo Linck a realizar uma grande defesa.
Já aos 16 minutos, Savarino recebeu do Artur e caiu na área depois de choque com o lateral Marcos Rocha. No primeiro momento, o árbitro Felipe Fernandes de Lima assinalou a penalidade a favor da equipe carioca. No entanto, depois de rever o lance na cabine do VAR, ele retirou a marcação.
O Glorioso seguiu atacando e, aos 24 minutos, o centroavante Arthur Cabral cabeceou para fora depois de cruzamento do Artur.
Depois de pressionar, o Botafogo marcou pela terceira vez aos 37 minutos. Após escanteio na área, o zagueiro David Ricardo ajeitou e o lateral Marçal apareceu na pequena área para cabecear firme e deixar o seu.
No fim, o Tricolor descontou mais uma vez com o centroavante Carlos Vinícius. Pavón cruzou rasteiro para o atacante completar para as redes.
Ficha técnica
– Botafogo: Léo Linck, Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo, Cuiabano, Danilo (Newton), Marlon Freitas, Savarino (Montoro), Joaquín Correa (Barrera), Kadir (Arthur Cabral), Artur (Marçal). Técnico: Davide Ancelotti.
– Grêmio: Tiago Volpi, Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega, Marlon, Dodi, Cuéllar, Edenílson (Aravena), Lucas Esteves (Cristaldo), André, Alysson (Pavón). Técnico: Mano Menezes.
– Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima, auxiliado por Daniella Coutinho Pinto e Celso Luiz da Silva. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.