Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de julho de 2016
Faltando 30 dias para o início dos Jogos Olímpicos, a Força Nacional de Segurança assume nesta terça-feira (05) a segurança de todas as instalações de competições da Olimpíada e Paraolimpíada do Rio. Policiais militares, civis, bombeiros e peritos que estão na Força passaram por vários cursos de capacitação e treinamentos.
Eles são dos 26 Estados e também do Distrito Federal. A formação começou há mais de um ano, em Brasília. A maior parte do contingente é formada por PMs. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Cidadania, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.
Outras instituições, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, atuam em conjunto durante a Olimpíada, cada uma com o seu papel definido. Recentemente, a Força Nacional fez vários exercícios, principalmente no Parque Olímpico.
O reforço chega na mesma semana da transferência de R$ 2,9 bilhões de recursos emergenciais do governo federal destinados à segurança do Rio nas Olimpíadas. (AG)