Sexta-feira, 03 de Julho de 2020

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Marcas & Veículos Ford cria faróis que identificam pessoas e animais no escuro

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Ford Focus
Sistema avançado de iluminação dianteira baseado em câmera combina dois avanços já disponíveis em carros da Ford. Foto: Divulgação

A Ford está testando novas tecnologias de iluminação que vão permitir ao motorista identificar potenciais riscos nas estradas à noite, como pedestres, ciclistas e animais na pista, e ter uma viagem mais segura. O sistema avançado de iluminação dianteira baseado em câmera combina dois avanços já disponíveis em carros da Ford: o farol adaptativo – lançado agora no Brasil com a nova linha Focus – e o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, além de poder operar com GPS.

Já o sistema “Spot Lightning” usa uma câmera infravermelha para detectar a presença de pedestres, ciclistas e animais na pista e alertar o motorista. Ele pode identificar até oito potenciais perigos e destacar duas prioridades máximas, por meio de faróis especiais e exibição na tela do painel.

Essas tecnologias estão sendo desenvolvidas no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, Alemanha, e a expectativa é que estejam disponíveis no mercado em breve. Dados de segurança rodoviária mostram que há um aumento significativo da probabilidade de acidentes em estradas sem iluminação.

“Muitas pessoas que dirigem à noite já tiveram a experiência de reagir rapidamente a algo que surgiu de repente na pista. O sistema avançado de iluminação dianteira da Ford baseado em câmera e Spot Lighting ajuda a alertar o motorista sobre pessoas ou animais que possam representar perigo”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

O sistema avançado de iluminação dianteira baseado em câmera pode usar o GPS para iluminar melhor as curvas e depressões da estrada. Quando o sinal de GPS não está disponível, a câmera de vídeo montada na base do espelho retrovisor identifica as marcações da pista para prever a direção das curvas e iluminar a área de forma mais eficiente. Nesse caso, a câmera armazena a informação no sistema de navegação e quando o motorista utiliza a mesma via novamente os faróis se adaptam à estrada automaticamente.

“A iluminação dianteira avançada baseada em câmera pode ajudar o motorista a viajar à noite em lugares desconhecidos e enxergar riscos inesperados. Nas rotatórias, por exemplo, ele ajuda o motorista a ver claramente as saídas e se há ciclistas e pedestres cruzando a estrada”, diz Michael Koherr, engenheiro de pesquisa de Sistemas de Iluminação da Ford Europa. “E o Spot Lighting torna visíveis os potenciais perigos na estrada, seja um pedestre, um ciclista ou animal de grande porte.”

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