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Marcas & Veículos Ford desenvolve tecnologia de câmera de 180 graus

Ford S-Max 2015
Tecnologia está disponível em modelos como o S-Max. Foto: Divulgação

A Ford Europa introduziu para os modelos S-MAX e Galaxy, e em breve para o Edge, uma nova tecnologia de câmera que permite ao motorista ter uma visão de 180 graus da frente do carro. Esse sistema inovador, chamado “Front Split View Camera” (câmera dianteira de visão dividida), permite identificar antecipadamente a aproximação de veículos, pedestres ou ciclistas, reduzindo o estresse e a possibilidade de acidentes nos cruzamentos. O equipamento, inicialmente oferecido com opcional, dá ao motorista um ângulo de visão que até então era impossível de dentro da cabine, conforme mostra o vídeo no vídeo abaixo.

“Todo motorista já passou pelo estresse de pontos cegos nos cruzamentos. Às vezes, simples obstáculos como um galho de árvore pendurado ou arbustos também podem ser um problema”, diz Ronny Hause, engenheiro de Sistemas Eletrônicos de Assistência ao Motorista da Ford Europa. “Como as câmeras de ré, já amplamente difundidas, a câmera frontal dividida é uma tecnologia que as pessoas vão se perguntar como é que conseguiram viver sem”.

A tecnologia pioneira no segmento é ativada por um botão. A câmera de 1 megapixel na grade dianteira dá ao motorista uma visão em tempo real de 180 graus – tanto à esquerda como à direita – na tela colorida de 8 polegadas do painel. O motorista pode ver usuários que se aproximam de ambos os lados da pista e passam na frente do veículo. A câmera com apenas 33 milímetros de largura é limpa por um lavador retrátil, acionado automaticamente quando o limpador do para-brisa é ativado.

fordsensor

Dados do projeto SafetyNet do Observatório Europeu de Segurança nas Estradas mostram que cerca de 19% dos motoristas envolvidos em acidentes nos cruzamentos sofreram obstrução de visão. Segundo o Departamento de Transporte do Reino Unido, a visão limitada por fatores externos contribuiu para 11% dos acidentes de trânsito em 2013.

“Testamos a câmera dianteira de visão dividida exaustivamente em todos os tipos de estradas, ruas congestionadas e áreas repletas de ciclistas e pedestres”, diz Hause. “Também fizemos testes em saídas de túneis, ruas estreitas e garagens em todas as condições de luz para garantir o funcionamento da tecnologia mesmo com luz solar direta na câmera.”

Modelos da Ford como os novos S-MAX e Galaxy já oferecem as tecnologias de câmera de ré, sistema de alerta de pontos cegos, limitador inteligente de velocidade, assistente de pré-colisão com detetor de pedestre e farol alto antiofuscante.

“Sair de um entroncamento sem visão pode ser uma manobra complicada mesmo para motoristas experientes. Tradicionalmente, a melhor abordagem tem sido andar vagarosamente para frente para ter uma melhor visão, com as janelas abaixadas para ouvir veículos se aproximando. Mas os ciclistas são um risco especial, pois não podem ser ouvidos”, diz Keith Freeman, gerente de treinamento da AA no Reino Unido. “Essa tecnologia certamente permite sair de qualquer lugar com visão limitada de modo muito mais seguro e com menos estresse para quem está dirigindo.”

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