Segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2025
Vencedor do Grande Prêmio (GP) de Las Vegas (EUA) na madrugada desse domingo (23), o holenadês Max Verstappen continua vivo na briga pelo título de 2025. Superando o pole-position inglês Lando Norris na largada, ele também empatou no Mundial com o australiano Oscar Piastri, vice-líder, graças à desclassificação da McLaren da prova, devido a uma irregularidade técnica.
O inglês George Russell e o italiano Andrea Kimi Antonelli completaram o pódio. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto não completou a corrida, devido a uma colisão com o candense Lance Stroll na largada.
Para seguir na briga, Verstappen contava em impedir que Norris deixasse Las Vegas abrindo mais nove pontos em seu somatório no Mundial. Com o triunfo deste domingo, o holandês reduziu sua diferença no Mundial em relação ao inglês de 49 para 42 pontos.
Mas, como os comissários penalizaram os pilotos da McLaren por um desgaste irregular em seus assoalhos, Norris voltou a ter 390 pontos no campeonato e Piastri, os mesmos 366 que Verstappen agora passou a somar na tabela graças à vitória.
Lando continua liderando o campeonato. Porém, tem só 24 pontos sobre Piastri – e o mesmo em relação a Verstappen terceiro colocado na tabela. O tetracampeão da RBR chegou a seis triunfos na temporada, um a menos que Oscar; por isso, não subiu de colocação na disputa. Nas próximas duas etapas da F1, estarão em jogo 58 pontos.
Na ponta, bastou a Verstappen conduzir com tranquilidade; depois de segurar Russell, que foi posteriormente superado por Norris, o holandês mais que dobrou sua vatagem sobre o inglês para neutralizá-lo. Graças à punição da McLaren, Russell e o colega Andrea Kimi Antonelli completaram o top 3 em um segundo pódio duplo da Mercedes no ano – Kimi, que largou em 17º, ganhou 14 posições.
Brasileiro
O brasileiro Bortoleto, que largou em 18º lugar, passou alguns carros na parte de dentro da pista no Circuito de Las Vegas Strip. No acesso à primeira curva, o brasileiro foi reto no carro de Stroll – que havia largado em 12º. Tanto ele quanto o canadense da Aston Martin se retiraram da disputa. Para o calouro da Sauber, valeu o segundo abandono consecutivo, após outra colisão no Grande Prêmio de São Paulo, há duas semanas.
A Fórmula 1 retorna já no próximo domingo, 30 de novembro, com o Grande Prêmio do Catar, nos Emirados Árabes. A etapa é a penúltima da temporada 2025. O encerramento está marcado para 7 de dezembro, em Abu Dhabi, na mesma região do Oriente Médio. (com informações do portal G1)