Terça-feira, 08 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de setembro de 2024
Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais do Estado, o evento foi realizado no novo Centro de Inovação e Tecnologia de Novo Hamburgo.
Foto: O SulO Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul, que ocorre em diversos municípios gaúchos, chegou à cidade de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. O evento contou com a participação de autoridades e debateu temas relacionados à economia e ao desempenho das cidades no cenário pós-enchente.
Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais do Estado (LIDE-RS), o evento foi realizado no novo Centro de Inovação e Tecnologia de Novo Hamburgo. O Fórum foi estruturado em cinco paineis que abordaram a competitividade e a reconstrução sob diferentes perspectivas, com debates entre especialistas e autoridades para promover o desenvolvimento econômico e social na cidade.
“Nós temos uma mão de obra especializada em todas as áreas, mas principalmente para o calçado. E é muito importante que se faça cada vez mais a preparação de técnicos de alto nível, capazes de nos impulsionar, especialmente na área calçadista, mas em todos os setores também. O desenvolvimento, a modernidade e a competitividade se conquista através de bons profissionais”, declarou Roberto Argenta, fundador da Calçados Beira Rio e palestrante do Fórum.
O Rio Grande do Sul está na 5ª posição do ranking da categoria competitividade e inovação. A cidade de Novo Hamburgo também faz parte da classificação em 11º lugar no Estado com o setor calçadista com as melhores oportunidades para realizar negócios.
O Centro de Liderança Pública do Rio Grande do Sul (CLP-RS) também foi um dos organizadores do evento, que promoveu painéis para discutir quais os setores com maiores investimentos na cidade e de que forma o Estado pode seguir sendo competitivo após a enchente do mês de maio.
“A região está olhando muito a questão da inovação, porque dentro dessa reconstrução a gente tem que olhar não só para reconstruir o mesmo, mas para reconstruir melhor. Com competitividade, melhorando nossos indicadores do CLP para que a gente seja mais competitivo não só no cenário da região Sul, mas no Brasil inteiro”, explica o embaixador do CLP no RS, Eduardo Fernandez.
O Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul segue ocorrendo em diversas cidades gaúchas apresentando ações e projetos para a retomada dos municípios afetados pelas cheias.