Quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Fotos mostram viagem de Lulinha com lobista em jatinho de 20 milhões de dólares

Compartilhe esta notícia:

Lulinha, Roberta Luchsinger e amigos em jatinho avaliado em 20 milhões de dólares. (Foto: Reprodução via Revista Veja)

Fotos obtidas pela revista Veja mostram que a lobista Roberta Luchsinger viajou na companhia do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário Fabio Luis da Silva, conhecido como Lulinha. Uma das fotos mostra Lulinha, a lobista e amigos em um jatinho Embraer Praetor 600, cujo modelo novo é avaliado em mais de 20 milhões de dólares.

Segundo a reportagem, a imagem foi captada durante uma viagem à Finlândia. Em outro registro, Lulinha, a lobista e um amigo posam em frente à aeronave.

Procurada por Veja, a defesa de Lulinha negou irregularidades e afirmou que os registros se devem à amizade entre o filho do presidente e a empresária. O Estadão procurou a Presidência da República, que não respondeu até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Em outra imagem a que Veja teve acesso, Lulinha e Roberta posam ao lado do empresário Marcelo Checon. Segundo a reportagem, após janeiro de 2023, ao mesmo tempo que Checon estreitava seus laços de amizade com Lulinha e Roberta, uma de suas firmas expandiu o valor dos contratos que detinha com a gestão federal.

Em outra imagem, Lulinha aparece em uma festa de réveillon em uma mansão alugada pela lobista. O filho do presidente posa ao lado de Swedenberger Barbosa, atual chefe-adjunto do gabinete pessoal de Lula, e de Marco Aurélio Santana, conhecido como Marcola, ex-chefe de gabiente do presidente.

No último sábado (17), em entrevista à CNN, Roberta Luchsinger afirmou que Lulinha reuniu-se com diversos ministros da gestão federal. A lobista e o filho do presidente são investigados pela Polícia Federal por tráfico de influência.

A defesa de Lulinha disse que “sua relação com políticos de qualquer natureza, inclusive os que eventualmente se tornaram ministros de Estado, é de natureza pessoal e resultante de seu convívio desde a infância”. “Fábio Luís Lula da Silva não cometeu nenhuma irregularidade e teve seus dados bancários, fiscais e telemáticos abertos, colocando-se à disposição da Justiça para colaborar com as investigações desde o primeiro momento.”

À CNN Brasil, Luchsinger disse que chegou a dividir moradia com Lulinha em Brasília. Ela relatou que ministros do governo Lula visitaram a casa localizada do bairro do Lago Sul, zona nobre da capital.

“Para ele eu sou amiga, ou era, eu já não sei, e ele estava diariamente do meu lado, o quarto dele na frente do meu, a mesma casa, o mesmo ambiente. Viagens entre família, filhos, sempre juntos. Recebia. As pessoas me procuravam. Ministro da Saúde (Alexandre Padilha), ministro de Comunicação (Frederico de Siqueira Filho), o (Leonardo) Barchini, da Educação”, disse.

Ela chegou a dizer que alguns dos ministros recorriam a ela para conseguir agenda com o presidente da República.

Em nota, o Ministério das Comunicações disse que “nunca houve nenhuma tratativa com Roberta ou Fábio para acesso à agenda da Presidência da República”. Segundo o ministério, todos os contatos para agendar compromissos no Planalto “sempre foram feitos pelas vias institucionais”. A pasta disse ainda que Roberta e Lulinha nunca estiveram no Ministério das Comunicações.

Em agosto, as investigações da Polícia Federal mostraram que Roberta enviou ao ex-chefe de gabinete de Lula uma minuta de um contrato com o Ministério da Saúde para a venda de cannabidiol. O contrato não foi celebrado. Procurada, a pasta afirmou que “nunca houve possibilidade” de comprar lotes da substância, “uma vez que o produto sequer está incorporado ao SUS”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Quando só a toga não basta
Espaço Sicredi Cidreira será inaugurado com foco nas oportunidades para a comunidade
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x