Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de dezembro de 2017
A CNIL (Comissão Nacional de Informática e Liberdade), responsável pela proteção de dados pessoais na França, mandou o WhatsApp parar de compartilhar informações de franceses com o Facebook.
O órgão ordenou ainda, na segunda-feira (18), que o aplicativo divulgue quais dados de seus usuários são repassados ao Facebook. E deu um mês para isso.
A decisão foi tomada após o WhatsApp negar revelar quantos dados dos 10 milhões de franceses repassou ao Facebook. O argumento é que só é obrigado a divulgar essas informações nos Estados Unidos, onde está a sede da empresa.
O CNIL alertou em comunicado que, caso o prazo não seja cumprido, planeja abrir um processo de investigação que poderia resultar em sanções contra o Facebook.
A ordem ocorre após o órgão regulador ter constatado que o WhatsApp transmite dados dos usuários franceses, como números de telefone e informações comportamentais relevantes, sem consentimento prévio e sem possibilidade de bloqueio.
Segundo o CNIL, a única forma de impedir que os dados sejam repassados à rede social é deletar a conta no WhatsApp, um aplicativo usado por 10 milhões de franceses.
Quando o WhatsApp renovou seus termos de serviço em 2014, informou que usaria os dados dos usuários para três propósitos:
– anúncios direcionados;
– segurança;
– melhoria e mensuração do serviço (“business intelligence”).
O órgão explicou em nota que, após consultar o WhatsApp, foi informado de que as informações dos franceses não estavam sendo usadas para enviar propaganda. A CNIL considera que o uso dos dados para melhorar a segurança do app é “essencial à eficiência do funcionamento do aplicativo”.
O problema está na avaliação e melhoria do serviço, já que o uso de dados pessoais para esse fim não é sustentada por “nenhuma base legal requerida pela Ato de Proteção de Dados”.
Publicações patrocinadas
No último dia 13, o Facebook anunciou que publicações patrocinadas na rede social poderão trazer um botão especial para acionar empresas diretamente pelo aplicativo de mensagem WhatsApp.
O ícone do tipo será incluído apenas quando empresas patrocinarem algum post de suas páginas. Quando o usuário escolher essa opção, o WhatsApp abrirá e um texto padrão, que poderá ser editado antes do envio, aparecerá na caixa de mensagem.
Integração
O botão sela uma integração que já vinha acontecendo entre as várias plataformas do Facebook. Já era possível associar contas do Instagram à plataforma.
No caso do WhatsApp, a integração se alinha a uma estratégia do Facebook de transformar o aplicativo de bate-papo em um canal de contato entre empresas e consumidores.
Fale com a empresa
Esse potencial já vem sendo explorado naturalmente pelas companhias. Mas já ganhou uma iniciativa institucional da rede social, que liberou em setembro uma adaptação corporativa do WhatsApp para empresas.
“Muitas pessoas já usam o WhatsApp para se comunicar com pequenos negócios. É um jeito fácil e conveniente para manter contato. Adicionando um botão direto para o WhatsApp nos anúncios do Facebook, as empresas criam uma forma mais fácil para as pessoas conhecerem seus produtos, usarem seus serviços, ou marcar compromissos e consultas”, afirmou Pancham Gajjar, gerente de Marketing de Produto do Facebook, em nota.
Segundo um levantamento do instituto de pesquisa Datafolha, 42% dos usuários do WhatsApp já utilizam o app para se comunicar com estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço.