Sábado, 25 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de outubro de 2025
Após mais um dia com termômetros apontando máximas de 35°C, o Rio Grande do Sul deve ter um fim de semana com mudança brusca do tempo na maior parte do mapa. Conforme a empresa Metsul Meteorologia, o calor permanece neste sábado (25) mas deve dar lugar a um cenário de queda nas temperaturas, chuva e ventania em diversas regiões. O motivo é o ingresso de uma frente fria.
“O avanço da frente fria com chuva e ar mais frio na retaguarda fará a temperatura despencar inicialmente no Oeste e no Sul do Estado e depois em cidades do Centro e Noroeste”, detalha o site metsul.com. “Antes da chuva, porém, a temperatura ainda estará muito alta em parte do Rio Grande do Sul e faz calor neste sábado, principalmente nas regiões Central, Noroeste, Planalto, Serra, Alto e Médio Uruguai, Vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte.”
Os vales e a Grande Porto Alegre, em especial, devem ter um sábado abafado, com algumas cidades atingindo 33ºC ainda já de manhã. À tarde, o calor pode chegar a 37ºC.
No final da tarde e na noite do sábado, a rápida troca de massas de ar, de quente para mais fria, com um sistema frontal bastante estreito e com ar muito quente na dianteira, vai criar as condições favoráveis para vento forte e que, em algumas cidades, pode ser muito forte a intenso com danos e transtornos.
“Sob este cenário, a MetSul Meteorologia alerta para o risco de temporais com rajadas de vento forte a muito forte, em alguns municípios caracterizando vendavais neste sábado”, acrescenta a empresa. “As ocorrências tendem a ser localizadas, embora possíveis em diversas regiões.”
As rajadas de vento no ingresso da frente fria podem atingir mais de 100 km/h em alguns pontos isolados do mapa gaúcho. Há risco de danos e transtornos como cortes de luz.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul