Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2019
A dica de hoje vai para os curiosos de plantão. Você tem ideia de quem são as pessoas com quem você mais conversa e troca arquivos no WhatsApp? Uma função meio escondida dentro do aplicativo revela tudo isso para você.
A dica foi compartilhada com Tilt pela Juliana Souto, que afirmou ter se surpreendido com o resultado e com a quantidade de mensagens e arquivos trocados com os primeiros contatos de sua lista.
Decidi testar e também fiquei surpresa. O contato que mais bomba no meu WhatsApp é um dos grupos da família. Só de texto, o app contabiliza 5.407 mensagens trocadas. Além disso, 1.220 fotos já foram compartilhadas e 227 vídeos enviados e recebidos —e, olha, isso tudo depois de algumas limpezas esporádicas feitas durante o ano.
É muita coisa, não? Se você também quer ver como andam as suas conversas, confira: Abra o WhatsApp e vá direto nas “Configurações” do aplicativo (no caso do iPhone, nos “Ajustes”). Selecione a opção “Uso de dados e armazenamento” e em seguida, vá em “Uso de armazenamento”.
Agora, todos os contatos com quem você já iniciou uma conversa e/ou trocou arquivos vão aparecer na tela. Eles aparecem organizados em ordem decrescente e levam em conta o volume de dados trocados. Ou seja, começa com a pessoa/grupo que possui o maior índice de arquivos trocados (fotos, vídeos, mensagens de voz).
Para ter mais detalhes, entre em cada um deles. Uma tela com o número de mensagens de texto, contatos, localizações, fotos, vídeos, mensagens de voz e documentos trocados vai aparecer. Não é garantia que os primeiros da lista sejam os que você mais troca mensagens. Afinal, uma pessoa pode ter enviado um arquivo gigante para você e ela vai aparecer em 1º lugar. O mais interessante de ter essas informações é que você consegue excluir os arquivos mais pesados se desejar. Se quiser apagar todas as fotos trocadas e manter os vídeos, você pode. Quer deletar tudo do contato? Também dá. É só apertar o item “gerenciar”, selecionar o que quer, e limpar.
Bug
Uma falha no WhatsApp que permitia travar o aplicativo para todos os integrantes de um grupo foi anunciada no dia 17 de dezembro. A vulnerabilidade, detectada pela equipe de segurança cibernética Checkpoint, afeta celulares Android e iPhone (iOS) e consiste em alterar o número de telefone de um dos participantes do chat para desencadear o congelamento constante do app no celular do resto dos membros. A única solução seria apagar o grupo e, consequentemente, perder todas as mensagens compartilhadas nele.
A vulnerabilidade foi descoberta pela equipe Checkpoint ao acessar o protocolo de mensagens do app para alterar o parâmetro de remetente, que é examinado pelo WhatsApp para identificar aos usuários quem enviou determinada mensagem na conversa coletiva. Os desenvolvedores, então, adicionaram caracteres especiais ao parâmetro do número de telefone de um dos integrantes do grupo. Assim, quando esse usuário mandar alguma mensagem no chat, o aplicativo do WhatsApp trava em loop no celular de todos os outros participantes da conversa. O app continua congelado mesmo após fechar e reabrir o mensageiro.
O bug foi consertado pelo WhatsApp a partir da atualização de número 2.19.58 para iPhone e Android. É importante manter os aplicativos atualizados para evitar falhas de segurança como essa.