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Geral Funcionários de empresas de telefonia usam aplicativo para assediar clientes

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Clientes da NET receberam mensagens de atendentes da empresa por meio do WhatsApp. (Foto: Reprodução)

Clientes de empresas de telecomunicação afirmam que estão sofrendo assédio praticado por atendentes por meio do WhatsApp. Após as denúncias, as companhias abriram procedimentos internos para apurar os casos e prometem punição.

A jornalista Ana Prado recebeu, na terça-feira, uma ligação de telemarketing da empresa de telecomunicações NET que teria sido inofensiva se não fosse um detalhe. O funcionário que a contatou usou as informações cadastrais dela para assediá-la. Ele escreveu: “Oi! Falei com você hoje. Desculpa, mas fiquei curioso por conta da sua voz”. Ao identificar o funcionário, Ana respondeu que considerava o ato invasivo, ameaçou processá-lo e pediu a ele que apagasse o número de seus contatos.

Cliente relatou o caso em seu perfil do Facebook. (Foto: Reprodução)

Cliente relatou o caso em seu perfil do Facebook. (Foto: Reprodução)

O atendente disse ter acesso a todas as informações dos clientes, se recusou a apagar o número da vítima e a desafiou a processá-lo. A jornalista relatou o caso em seu perfil do Facebook. Após a denúncia, outros relatos com situações parecidas começaram a surgir nas redes sociais.

A também jornalista Bárbara dos Anjos Lima contou que, no início deste mês, recebeu mensagens no WhatsApp de um técnico da NET que havia visitado sua casa para instalar um roteador de internet.

No caso do publicitário Pietro Brugnera, o assédio partiu de uma funcionária da Vivo, outra empresa de telecomunicações. No final do ano passado, ele entrou em contato para solucionar um problema com a internet e em seguida recebeu uma mensagem no WhatsApp.

Respostas.

A NET informou que está apurando os casos e que tomaria as medidas necessárias. Disse que todos os prestadores de serviços da companhia “estão obrigados contratualmente a assegurar a proteção dos dados dos consumidores e são proibidos de utilizar essas informações para qualquer outro fim”. A empresa afirmou que eles poderiam sofrer sanções contratuais, cíveis e criminais aplicáveis em caso de descumprimento.

A Telefônica Vivo informou que “os casos mencionados encontram-se em apuração interna e estão totalmente desalinhados com as práticas e valores da empresa”. Afirmou também que se for constatada a conduta incorreta dos atendentes serão tomadas as medidas administrativas cabíveis.

NET demite funcionário por assédio online.

Após a repercussão do caso da jornalista Ana Prad, a NET decidiu demitir o funcionário que usou as suas informações cadastrais para assediá-la pelo WhatsApp. Em nota, a empresa disse que também foi registrado um boletim de ocorrência para que o “fato seja apurado na esfera criminal”.

A companhia informou que está reforçando a orientação com os colaboradores “sobre seu código de conduta ética e das consequências do uso indevido de informações de clientes”. A NET também divulgou o e-mail conduta.net@net.com.br, “para comunicação de eventuais desvios de conduta de colaboradores próprios ou terceiros”.  (AE)

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https://www.osul.com.br/funcionarios-de-empresas-de-telefonia-usam-aplicativo-para-assediar-clientes/ Funcionários de empresas de telefonia usam aplicativo para assediar clientes 2015-05-29
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