Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Nos Estados Unidos, o furacão Irma é rebaixado para tempestade tropical

Compartilhe esta notícia:

O Irma chegou a ser um furacão de categoria 5. (Foto: AP)

O furacão Irma perdeu força e se transformou na manhã desta segunda-feira (11) em tempestade tropical, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês). Após devastar ilhas do Caribe, o furacão se dirigia para a região de Tampa, na Flórida. O fenômeno matou pelo menos quatro pessoas em território americano e dez em Cuba.

O Irma, que chegou a ser um furacão de categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, foi reduzido no domingo (10) à categoria 3, com ventos de 195 km/h, e às 18h (horário de Brasília) para a categoria 2. A previsão do NHC é que ele se torne uma depressão tropical (ciclone com velocidade máxima do vento de 62 km/h) na terça-feira (12) à tarde.

O Aeroporto Internacional de Miami, o mais importante da Flórida e principal porta de saída de voos nos EUA rumo à América Latina, permanece fechado nesta segunda devido aos danos causados pelo furacão, informou o seu diretor, Emilio T. González. O complexo acolheu mais de 600 pessoas que não encontraram quartos em hotéis.

Espera-se que o aeroporto retome as atividades, com voos limitados, na terça-feira. Mais de 5,8 milhões de pessoas ficaram sem luz na Flórida por causa do furacão, segundo a CNN. Ao todo, 6,3 milhões de pessoas – cerca de um terço da população do Estado – foram orientadas a deixar suas casas, criando engarrafamentos em estradas e superlotação em abrigos.

O furacão Irma também deixou mortos nas ilhas do Caribe, nas partes francesa e holandesa de Saint Martin, nas Ilhas Virgens americanas, nas Ilhas Virgens britânicas, no arquipélago de Anguilla, em Porto Rico e em Barbuda.

Estado de emergência

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de catástrofe natural na Flórida, medida que permite ao governo desbloquear verbas e recursos federais suplementares para socorrer a península afetada pelo Irma.

“Neste momento estamos preocupados com as vidas e não com os prejuízos”, disse Trump após uma reunião com funcionários da Segurança Nacional e de gestão de emergências. Ele prometeu viajar para a Flórida “muito em breve”.

O serviço meteorológico privado Accuweather calculou que os danos provocados pelo Irma devem superar US$ 100 bilhões, e os do Harvey, que devastou o Estado do Texas há duas semanas, quase US$ 190 bilhões, o que equivale no total a 1,5% do PIB dos EUA.

Cuba

Cuba também foi afetada pelo Irma e registrou fortes inundações no litoral noroeste, de Matanzas a Havana, “com ondas entre 6 a 9 metros”, segundo o Instituto de Meteorologia cubano.

A água do mar avançou 500 metros em Havana. Ao menos 1,5 milhão de moradores abandonaram suas casas na ilha, onde os ventos derrubaram árvores e postes de energia elétrica. De acordo com o governo cubano, dez pessoas morreram e houve “danos materiais significativos”.

No Caribe, a passagem do furacão Irma deixou ao menos 37 mortos, sendo dez na parte francesa e quatro na área holandesa de Saint Martin; dez em Cuba; quatro nas Ilhas Virgens americanas; seis nas Ilhas Virgens britânicas e no arquipélago de Anguilla; dois em Porto Rico; e um em Barbuda. O presidente francês, Emmanuel Macron, deve viajar ainda nesta segunda para a ilha de Saint-Martin. 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Praticante de ioga fica 61 minutos de cabeça para baixo querendo bater recorde
Quatro pessoas morrem em acidente entre carro e caminhão na BR-386, em Frederico Westphalen
https://www.osul.com.br/furacao-irma-perde-forca-e-vira-tempestade-tropical-nos-estados-unidos/ Nos Estados Unidos, o furacão Irma é rebaixado para tempestade tropical 2017-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar