Segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de novembro de 2025
A Galeria Duque abre suas portas para uma celebração da arte com nomes como Di Cavalcanti, Burle Marx, Vicente do Rego Monteiro, Djanira, Goeldi e Vergara. A exposição “Arte e Imaginação”, com curadoria de Daisy Viola, tem vernissage no sábado, 22 de novembro, das 11h às 16h, em comemoração ao aniversário do espaço. A galeria também recebe a mostra “Retrospectiva” com a arte abstrata de Berenice Unikowsky, e os “Chapéus de Vidro”, de Carmen Seibert.
“A imaginação é o ponto de partida para o fazer artístico, com ela podemos voar mesmo sem asas. A arte é a possibilidade de materializar nossos voos. A própria Galeria Duque é um exemplo dessa possibilidade’, pontua Daisy Viola. No templo da arte onde se encontra um dos mais completos acervos do Estado, as possibilidades se multiplicam. “Desta vez, vamos mostrar obras felizes, na cor, ou no assunto, artistas que retrataram momentos de felicidade, como este do nosso espaço, de olhar para trás e perceber um trajeto de coerência com a proposta inicial, de abertura e comunicação com os (as) artistas da cidade que também têm espaço aqui, e principalmente, com o público da cidade, que, afinal, é o grande motivo da nossa existência”, afirma Daisy.
Quem visitar a exposição “Arte e Imaginação” vai conferir obras de nomes como Aldo Locatelli, Ado Malagoli, Alfredo Ceschiatti, Amílcar de Castro, Angelo Guido, Anita Malfatti, Antônio Bandeira, Bruno Giorgi, Calazans Neto, Candido Portinari, Carlos Páez Vilaró, Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Djanira, Emilian Di Cavalcanti, Glauco Rodrigues, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Milton da Costa, Nelson Jungbluth, Oscar Crusius, Orlando Teruz, Roberto Burle Marx, Ruth Schneider, Tarsila do Amaral, Vera Torres, Zoravia Bettiol, além de homenagem a Ruth Schneider.
Mulheres na arte do RS
A expressão contemporânea da arte produzida no Estado também está presente. Berenice Unikowsky apresenta sua mostra “Retrospectiva”, com cerca de 30 obras. Em sua arte abstrata, Berenice evoca cor e emoção. Utiliza em seu trabalho tinta acrílica, bastidores de madeiras nobres recicladas, telas de algodão puro e água de fonte natural. Expõe individualmente desde 1984 e já participou de inúmeras mostras coletivas e salões de arte em Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, recebendo prêmios e várias menções honrosas. Vive e trabalha em São Sebastião do Caí, no Vale dos Sinos.
Com mais de 30 anos dedicados a transformar garrafas de vidro em arte, Carmen Seibert ocupa o quarto andar da Galeria Duque com produções que são sua marca-registrada. Formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, Carmen Seibert é apaixonada pelas possibilidades do vidro como material de modelagem em design e acessórios de moda.
Na exposição, os “Chapéus de Vidro”, que marcaram os primeiros passos na sua trajetória artística, em 2001, ganham novas formas e cores. “Após tantos anos, quis fazer a continuação desse tema que me fascina. Sempre gostei de chapéus e, no meu cotidiano, costumo usá-los tanto no inverno como no verão”, conta.
“Minha sogra, dona Maria de Lourdes, quando moça tinha uma loja de chapéus chamada ‘Casa Leonor’, que ficava na Rua da Concórdia, hoje Rua do Patrocínio, em Porto Alegre. Gostava de ouvi-la contando como os confeccionava. Associar a criação à técnica do vidro-fusão não é tarefa fácil e sempre me desafiou”, reconhece a artista.
SERVIÇO:
Exposição Arte e Imaginação – Acervo
Exposição Retrospectiva: Berenice Unikowsky
Exposição “Chapéus de Vidro”, de Carmen Seibert
Galeria Duque
Endereço: Duque de Caxias, 649 – Porto Alegre
Vernissage: sábado, 22 de novembro, das 11h às 16h
Período da exposição: de 22 de novembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026.
Horário de funcionamento: Seg/Sex: 10h às 18h | Sáb: 10h às 17h
Entrada Franca
Voltar Todas de Dicas de O Sul