Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Gene herdado da mãe é responsável pela calvície

Compartilhe esta notícia:

Como os homens herdam o cromossomo X de sua mãe, quando ele apresenta calvície é mais provável que isso seja uma herança do avô materno. (Foto: Reprodução)

Cientistas alemães concluíram que a calvície é explicada majoritamente por gene transmitido pelas mães. O grupo estudou famílias em que vários homens são afetados pelo problema.

Há muito tempo suspeita-se que os fatores hereditários são determinantes na calvície, mas até agora os cientistas não sabiam precisamente que genes estavam envolvidos no processo hereditário.

Ao pesquisarem a amostra sangüínea de homens que sofrem de calvície, os cientistas encontraram freqüentemente um gene no cromossomo X associado com a calvície. Como os homens herdam o cromossomo X de sua mãe, quando ele apresenta calvície é mais provável que isso seja uma herança do avô materno.

“Um variante deste gene foi encontrado com mais feqüência entre os homens que apresentam calvície prematura do que os que ainda mantém a maior parte dos cabelos após os 60 anos”, explicou o professor Markus Nothen, da Universidade de Bonn, que liderou o estudo.

O gene afeta o receptor andrógeno, uma proteína que ajuda a ativar os hormônios masculinos. Algumas mudanças no gene podem resultar na calvície masculina padrão, marcada por recuo da linha do cabelo e diminuição do volume na nuca.

Entretanto, o professor Markus Nothen alerta que a calvície não pode ser explicada somente a partir deste gene. “Nós temos indicações que outros genes estão envolvidos no processo, independente do sexo dos pais que os transmitiram”, afirma.

Benefícios de ser careca

Homens carecas não precisam gastar dinheiro com cabelereiro, shampoo ou pente. Fora que é dos carecas que elas gostam mais. E os benefícios de não ter cabelo não param por aí. A revista Social Psychological and Personality Science, desenvolvida por pesquisadores que investigam comportamento e personalidade, fez um levantamento de estudos que mostram a relação entre (a falta de) cabelos e personalidade masculina.

Foram analisados três estudos que sugerem como a escolha de um homem em raspar a cabeça influencia a percepção deles pelas outras pessoas.

O primeiro estudo diz que homens com a cabeça raspada são classificados como mais dominantes que os cabeludos. Em uma segunda pesquisa, homens que tiveram seus cabelos digitalmente removidos foram classificados como mais dominantes, altos e fortes do que realmente eram. O terceiro estudo selecionado diz que homens que estão perdendo cabelo naturalmente melhoram sua relação com outras pessoas quando optam por raspar o cabelo completamente.

A maioria dos homens brasileiros ainda prefere a cabeça cheia de cabelos. Mas são vários os que optaram pelo cabelo raspado e fazem sucesso, como o lutador Anderson Silva e o nadador Xuxa. Mulheres, o que vocês acham de homens carecas? Homens, vocês teriam coragem de raspar o cabelo com máquina zero?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Os filhos de Bolsonaro ficam longe das articulações na posse do novo Congresso
Veja quem são os deputados federais do Rio Grande do Sul que tomaram posse na sexta
https://www.osul.com.br/gene-herdado-da-mae-e-responsavel-pela-calvicie/ Gene herdado da mãe é responsável pela calvície 2019-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar