Quarta-feira, 05 de agosto de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política General Augusto Heleno deixa o Comando Militar do Planalto para cumprir prisão domiciliar em Brasília

Compartilhe esta notícia:

O general foi obrigado a entregar todos os passaportes e teve os documentos de porte de arma de fogo suspensos

Foto: Ton Molina/STF
O general foi obrigado a entregar todos os passaportes e teve os documentos de porte de arma de fogo suspensos. (Foto: Ton Molina/STF)

O general Augusto Heleno deixou, na noite de segunda-feira (22), o Comando Militar do Planalto, em Brasília, para começar a cumprir prisão domiciliar na sua residência na capital federal.

A progressão de regime foi concedida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Ele determinou o uso de tornozeleira eletrônica.

Ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) de Jair Bolsonaro (PL), Heleno alegou, durante o exame de corpo de delito feito após ser preso, que convive com o Mal de Alzheimer desde 2018. A defesa de Heleno fez, então, um pedido de prisão domiciliar por conta do quadro de saúde do militar.

Uma perícia solicitada por Moraes confirmou estágio inicial da doença. Em nota, a defesa de Heleno afirmou que “a decisão representa o reconhecimento da necessidade de observância dos direitos fundamentais, especialmente o direito à saúde e à dignidade da pessoa humana”.

O general também foi obrigado a entregar todos os passaportes e teve os documentos de porte de arma de fogo suspensos. Ele só poderá receber visitas dos seus advogados e médicos, além de pessoas autorizadas pelo STF.

Heleno está ainda proibido de manter qualquer comunicação por meio de “telefones, aparelhos celulares ou utilização de redes sociais”. O ex-ministro do GSI foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por integrar o chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado. Heleno foi preso em 25 de novembro.

“O descumprimento da prisão domiciliar humanitária ou de qualquer uma das medidas alternativas implicará no imediato retorno ao cumprimento da pena em regime fechado”, disse Moraes na decisão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Regis Santiago
23 de dezembro de 2025 13:11

🔞Fala Rapaziada!
Sobre aquela Famosinha Bia aex Casada do Instagram, Depois que ela Descobriu a Traição do Marido

Ela começou a Conversar com Todos os Homens Solteiros e Divorciados que procura ela para Bater Papo

Eu Mesmo gosto de falar com ela ela é super Gente Boa e Simpática não vou mentir
as vezes rola até umas Fotinha e uns Vídeos Quentes 🔥😂

Caso você é Solteiro e quer Bater um Papinho com ela.
É Só Clicar aqui Aqui⬇️➡️ https://dasraizes.shop/cantinho-secreto-da-bia/

Vanderlei Ochoa
23 de dezembro de 2025 15:40

Nós pagamos salários altíssimos para esses caras trabalharem dessa firma.

“Enquanto muitos no Brasil discutem qual chinelo certo para usar, aqui no RS a gente garante tênis para a gurizada”, diz Eduardo Leite
Prévia da inflação oficial do Brasil fica em 0,25% em dezembro e fecha o ano dentro da meta
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x