Sexta-feira, 17 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política General Santos Cruz: “Bolsonaro avança na erosão das instituições”

Compartilhe esta notícia:

General publicou texto em que critica decisão do Exército de não punir Pazuello por participar de ato político com Bolsonaro.

Foto: Agência Brasil
General publicou texto em que critica decisão do Exército de não punir Pazuello por participar de ato político com Bolsonaro. (Foto: Agência Brasil)

O general Carlos Alberto Santos Cruz publicou nesta sexta-feira (4), em uma rede social, um texto em que se diz envergonhado pela decisão do Exército de não punir o general Eduardo Pazuello por ter participado de um ato político com o presidente Jair Bolsonaro. Santos Cruz escreveu que o ocorrido é uma “desmoralização para todos nós” e que o presidente “procura desrespeitar, desmoralizar pessoas e enfraquecer instituições”.

“Mais um movimento coerente com a conduta do Presidente da República e com seu projeto pessoal de poder”, disse o militar, que foi ministro-chefe da Secretaria de Governo de Bolsonaro. “A cada dia ele avança mais um passo na erosão das instituições”.

Santos Cruz chamou a decisão de não punir Pazuello de “subversão da ordem, da hierarquia e da disciplina no Exército, instituição que construiu seu prestígio ao longo da história com trabalho e dedicação de muitos”.

O militar lembrou ainda que Bolsonaro já se referiu à instituição como “meu Exército”. “O ‘seu Exército’ não é o Exército Brasileiro. Este é de todos os brasileiros. É da nação brasileira”, escreveu ele.

O general terminou o texto pedindo que a politização das Forças Armadas seja combatida “pela raiz”. “Independente de qualquer consideração, a união de todos os militares com seus comandantes continua sendo a grande arma para não deixar a política partidária, a politicagem e o populismo entrarem nos quartéis”, concluiu.

Santos Cruz foi secretário nacional de Segurança Pública de Michel Temer. Ele apoiou a candidatura de Bolsonaro em 2018, e chegou a chamar o candidato opositor, Fernando Haddad (PT), de “fascista”. O general se tornou ministro-chefe da secretaria de Governo de Bolsonaro, mas foi demitido em 2019.

Desde então, o militar assumiu uma postura crítica ao governo. Em março deste ano, ele publicou uma carta em que pedia a união do centro contra Lula e Bolsonaro. Na ocasião, escreveu que “o Brasil não merece ter que optar entre dois extremos já conhecidos, viciados e desgastados”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Mauro Parcianello
4 de junho de 2021 20:02

Um zé-ninguém inexpressivo.

Tecladista Flc
4 de junho de 2021 21:51

HISTÉRICA o que esta corroendo é teu CÉREBRO, que não aguanta mais tanta BURRICE – BOLSONARO 2022 – KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Haroldo Alfeu Vaz
4 de junho de 2021 21:21

ck,vai te vacinar contra a covid,urgente…

Mauro Parcianello
4 de junho de 2021 20:02

Que bom. Podia ser pior.

Ck Ps
4 de junho de 2021 19:59

escrevi isso agora pouco kkk nao tem golpe, apenas a corrosão das instituições republicanas em velocidade enorme. A prova de que os militares atendem muito mais ao personagem do q a hierarquia e disciplina prevista na CF está aí p todos verem. É a prova de q existem os militares lacaios do Bolsonarismo e não da Constituição Federal. Militares são claramente agentes deste governo a não mais do estado. Que vergonha. Aliás, custando fortunas aos cofres brasileiros vão cair na antipatia nacional muito rapidamente

Susana Brum da Costa
4 de junho de 2021 19:44

O que difere o chavismo e o bolsonarismo é o lado para o qual pendem… No resto, é igual… Quem se opõe ao incompetente Supremo Chefe é traidor!

Hidem Hidem
4 de junho de 2021 19:40

MELANCIA….!!!
Verde por fora
Vermelho por dentro……
Por este e por outros iguais a este traidor , que atualmente temos que aturar os comunas Terroristas….!!!

Ck Ps
5 de junho de 2021 02:04

acho q o Pt n te deu bola e te deixou ressentido kkkk

Tecladista Flc
4 de junho de 2021 21:50

Ck Ps HISTÉRICA, o povo já cansou de ladrões , corruptos, bandidos como o LULA e políticos esquerdistas, este general é um galhorda, que levou um pontapé no trazeiro por ser incompetente e estar a serviço da esquerda, ele não é nada, não representa as Forças Armadas, que só tem PATRIOTAS, que querem um país melhor, e não traidores, BOLSONARO 2022 – KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ck Ps
4 de junho de 2021 20:01

sempre nós e eles, cérebro binário. Não existe o multiplo, o diverso… só essas besteiras de cidadão de bem e asneiras. Povo já cansou destas falas sem conteúdo

Ildefonso Pavan
4 de junho de 2021 19:24

O que é esse Gal atualmente o que ele representa ? Pelo que vejo é um general abandonando a luta e passando para o outro lado , isso significa traição .

Rio Grande do Sul registra 1.261 novos casos de Covid-19 e 54 mortes
Rio Grande do Sul e outros 14 Estados apresentam tendência de alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, aponta boletim da Fiocruz
Pode te interessar
11
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x