Terça-feira, 06 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Genocídio armênio: governo brasileiro lamenta decisão turca sobre embaixador

Compartilhe esta notícia:

Massacre completou cem anos em abril. (Foto: Reprodução)

O governo brasileiro lamentou a decisão da Turquia de chamar para consultas o embaixador turco em Brasília, em sinal de contrariedade ao reconhecimento do genocídio armênio pelo Senado. A moção, proposta pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presta homenagem às vítimas do massacre, que completou cem anos em 24 de abril, e “ressalta que nenhum genocídio deve ser esquecido para que não volte a acontecer”.

Em nota divulgada nesta terça-feira, o Itamaraty também criticou o comunicado da Chancelaria turca, dizendo que a Câmara Alta do Legislativo brasileiro “distorce a realidade” ao aprovar o voto de solidariedade. “O Senado agiu dentro de suas prerrogativas constitucionais e em consonância com o princípio da independência de Poderes consagrada pela Constituição brasileira”.

O governo brasileiro disse esperar que as relações com Ancara possam voltar à normalidade mesmo após o voto de solidariedade ao genocídio armênio.

Tradicionalmente, a Turquia demonstra seu repúdio aos Estados e entidades que qualificam de genocídio o massacre de cerca de 1,5 milhão de armênios pelo Império Turco-Otomano em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. Para os turcos, a morte em série de armênios foi uma batalha dentro da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que não teve o componente sectário para ser qualificado como um genocídio, assim como o Holocausto judaico. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Para evitar fraude, MEC vai investigar candidatos que se declararam carentes
Policial militar que dirigia carro do Ministério Público fica ferido após troca de tiros com assaltantes em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/genocidio-armenio-governo-brasileiro-lamenta-decisao-turca-sobre-embaixador/ Genocídio armênio: governo brasileiro lamenta decisão turca sobre embaixador 2015-06-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar