Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2016
A siderúrgica Gerdau teve queda de 94,8% no lucro líquido do primeiro trimestre deste ano, em relação a um ano antes, caindo para 14 milhões de reais, afetada por menores volumes de vendas no Brasil, mas apoiada por resultados nos EUA, que ampliaram sua participação no desempenho do grupo.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado de janeiro a março ficou em 930 milhões de reais, queda de 15,9% na comparação anual.
As vendas de aço totais recuaram 7% de janeiro a março, a 3,85 milhões de toneladas, comparando com o mesmo período de 2015. A receita líquida do primeiro trimestre recuou 3,5%, para 10,085 bilhões de reais, ante o mesmo período de 2015.
No Brasil, as vendas de aço caíram 8,7% devido ao menor nível de atividade da construção e da indústria, gerado pelas incertezas econômicas, conforme a empresa. Já as exportações, no entanto, subiram 72,5%, em consequência das oportunidades no mercado internacional e o câmbio favorável.
Com o desempenho, a importância das operações do Brasil no total de faturamento da Gerdau caiu de 32% para 27,9%. Por outro lado, as vendas da unidade América do Norte subiram 2,4%, fruto, principalmente, da melhora do setor de construção não residencial. (Reuters)