Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2015
Pedro Valério, Gerente-Regional da Amcham Porto Alegre, embarca esta semana para Chicago para participar do programa de intercâmbio promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América denominado Internacional Visitors Leadership Program. Único brasileiro selecionado pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos, o jovem executivo foi convidado devido ao perfil profissional e a atuação frente à unidade gaúcha da Câmara de Comércio Norte-Americana há cerca de três anos. Pedro Valério tem se destacado na coordenação da Amcham Porto Alegre liderando um time de 25 pessoas que realizam eventos e encontros para promover possibilidades de negócios entre os associados e demais empresários, gerar conteúdo e conhecimento relevante, além de ampliar as possibilidades de intercâmbio econômico entre Brasil e Estados Unidos.
O programa do governo norte-americano será realizado entre 02 e 20 de novembro e conta com uma programação voltada a negócios e a uma imersão cultural naquele país. O tema deste ano é “Empreendedorismo como motor da prosperidade e da estabilidade: Desenvolvimento das Pequenas Empresas” (Entrepreneurship as the Engine of Prosperity and Stability: Small Business Development). “A possibilidade de estudar o ecossistema empresarial americano ‘in loco’, além da criação de conexões com lideranças regiões emergentes do planeta certamente representa uma importante ferramenta de desenvolvimento do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre.”
O líder brasileiro terá uma programação intensa que inicia em Chicago e segue para Kansas City, New Orleans, Philadelphia e termina em Washington. Durante 25 dias, serão debatidos temas como empreendedorismo e inovação, o papel das pequenas empresas na condução do desenvolvimento dos países e seu impacto nas economias locais, regionais, nacionais e globais. A programação conta com visitas a empresas, departamentos do governo dos Estados Unidos, polos tecnológicos, universidades e a convivência com famílias americanas. Além do brasileiro, haverá outros dez representantes de países como África do Sul, Argélia, Luxemburgo, Jordânia, Guinea, entre outras localidades.