Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Gilmar Mendes diz que o Supremo não pode emitir mérito sobre o processo de impeachment

Compartilhe esta notícia:

"O tribunal não pode emitir juízo sobre o mérito do processo", disse Mendes. (Foto: Givaldo Barbosa/AG)

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nessa segunda-feira que a Corte não poderá emitir juízo de valor sobre o mérito do processo do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Segundo Mendes, apesar de a jurisprudência do STF assegurar o direito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, o tribunal poderá apenas impugnar eventuais decisões de procedimento, mas não decidir sobre o mérito.

“O tribunal não pode emitir juízo sobre o mérito do processo. Essa é a jurisprudência que vem de lições clássicas do nosso constitucionalismo. Então, me parece que poderemos ter, sim, eventual impugnação quanto a decisões de procedimento”, disse o ministro.

“Também me parece que, diante da possibilidade de impugnação [nos procedimentos], os responsáveis pela condução dos processos na Câmara e no Senado têm tomado cuidado para que não haja uma intervenção, pelo menos em casos de violação clara do devido processo legal”, acrescentou. Ele ressaltou que o STF não deve “salvar” governos que não têm condições políticas. “Não são liminares que salvam governos que não podem ser salvos.” “Falta de votos não se resolve no tribunal, a não ser que o tribunal dissesse: ‘cada voto dado a um lado tem o peso 2’.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma noite bem dormida é um sonho cada vez mais distante dos brasileiros que chegaram aos 60 anos
PDT inicia processo de expulsão de deputados que votaram pelo impeachment
https://www.osul.com.br/gilmar-mendes-diz-que-o-supremo-nao-pode-emitir-merito-sobre-o-processo-de-impeachment/ Gilmar Mendes diz que o Supremo não pode emitir mérito sobre o processo de impeachment 2016-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar