Domingo, 20 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Golpe no WhatsApp promete material escolar a beneficiários do Bolsa Família

Compartilhe esta notícia:

Renda Brasil vai substituir o bolsa família. (Foto: Agência Brasil)

Um novo golpe disseminado via rede social promete o pagamento de R$ 350 para a compra de material escolar a beneficiários do programa Bolsa Família. De acordo com Dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, o link falso está ativo desde o dia 15 de janeiro e já foi acessado ou compartilhado mais de um milhão de vezes. Por dia, são registrados mais de 70 mil novos acessos.

Como funciona o golpe

O golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp por quatro links diferentes. Ao clicar na mensagem falsa, o usuário é incentivado a responder a uma pesquisa com três perguntas: “Você já tem o Bolsa Família?”; “Você está com seu cadastro em dia?”; ‘Possui Cartão Cidadão para realizar o saque do benefício?”.

Independentemente das respostas, o golpe informa que o usuário tem direito a receber o falso benefício. Mas, para isso, ele precisa compartilhar o link do ataque com seus contatos do WhatsApp.

A vítima também é induzida a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, é direcionada a páginas falsas para visualizar publicidades fraudulentas. Para dar mais veracidade ao golpe, comentários falsos de supostos usuários contemplados pelo bônus são exibidos.

— É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções de grandes marcas ou até a situação socioeconômica do país, para criar golpes com temáticas personalizadas e com maior tendência viral — explicou Emilio Simoni, diretor do Dfndr lab: — Com a aproximação de volta às aulas, não foi diferente. Neste caso, os golpistas utilizam indevidamente o programa Bolsa Família, voltado para a população de baixa renda, a fim de atrair esse público que, eventualmente, possa ter alguma dificuldade financeira na compra de material escolar para os filhos.

Como se proteger: Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados via WhatsApp ou redes sociais;

Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas e desconfie de promoções, brindes e descontos; e utilize aplicativos de segurança e antivírus no celular, de preferência, com a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais.

Família excluídas

Entre maio e outubro de 2019, 11.867 mil famílias foram retiradas do Programa Bolsa Família em Sergipe, de acordo com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias). Segundo o Ministério da Cidadania, os cancelamentos “estão relacionados aos procedimentos de averiguação e revisão cadastrais, fiscalização, desligamentos voluntários, descumprimento de condicionalidades e superação das condições necessárias para a manutenção dos benefícios”.

Já em Aracaju, há 7,5 mil famílias na fila, de acordo com a Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura da capital. Neste mês de janeiro, estão registrados 29.450 beneficiários. São 1.481 benefícios a menos que o mesmo período do ano passado. Em todos dos 75 municípios sergipanos, há 279.525 beneficiados pelo programa.

O Ministério da Cidadania informou que a concessão depende de quantas famílias já foram atendidas no município, em relação à estimativa de famílias pobres feita para a localidade. E que o governo federal precisa respeitar o limite orçamentário do programa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mais dois laboratórios brasileiros poderão diagnosticar o coronavírus
Secretário diz que a fila no INSS, que tem quase dois milhões de pedidos represados, vai ser resolvida até o fim do ano
https://www.osul.com.br/golpe-no-whatsapp-promete-material-escolar-a-beneficiarios-do-bolsa-familia/ Golpe no WhatsApp promete material escolar a beneficiários do Bolsa Família 2020-02-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar