Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de maio de 2016
O Google parece estar cada vez mais engajada em entrar na indústria automotiva. A gigante do Vale do Silício, que já desenvolveu seu próprio protótipo de carro autônomo, agora volta sua atenção para a segurança dos pedestres.
O registro de uma patente revelou que a Google está desenvolvendo capôs adesivos capazes de grudar qualquer coisa, ou pessoa, em caso de colisão. A empresa conseguiu a patente de um revestimento parecido com uma cola que será aplicado na parte dianteira de veículos. Se o carro – seja ele autônomo ou não – bater em algum pedestre, a camada adesiva vai “prender” a pessoa ao veículo, evitando que ela seja lançada ao chão.
“Idealmente, o revestimento adesivo na parte da frente do veículo poderá ser ativado com o contato e se prenderá ao pedestre quase que instantaneamente”, segundo texto do registro da patente.
O registro também aponta que essa camada adesiva foi feita para minimizar os possíveis danos causado por uma colisão com pedestres, mas que ela não é efetiva com o “impacto secundário”, que acontece quando, com a parada, a pessoa é jogada para longe do veículo. (AG)