Terça-feira, 06 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Governador anuncia antecipação da duplicação de trecho da RSC 287 e nova ponte em Arroio Grande

Compartilhe esta notícia:

Governador Eduardo Leite apresentou ontem as ações da reconstrução do Estado após as enchentes de maio de 2024. (Foto: Arquivo pessoal)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O governador Eduardo Leite anunciou ontem que uma nova ponte, incluindo a duplicação do trecho, será construída sobre o Arroio Grande, no km 226 da rodovia RSC-287, em Santa Maria. Foi durante a entrevista coletiva coordenada pela AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Radio e Televisão) concedida para emissoras do interior para apresentar aas as ações da reconstrução do Estado após as enchentes de maio de 2024. Segundo Eduardo Leite, “os entendimentos vêm sendo feitos com a concessionária Sacyr, que antecipará essa obra da duplicação do trecho em 19 anos ,de acordo com a previsão do contrato original da concessão”. A infraestrutura original caiu com a força das águas em 30 de abril, a agora o governo do estado avalia alteração no contrato de concessão. A colocação da ponte provisória ficou a cargo do Exército. O governador disse ontem que a Sacyr apresentou os projetos, ”e esperamos ver a aprovação para dar início a execução da obra da ponte.”

Importância do rádio

Eduardo Leite destacou na entrevista organizada pela AGERT, a importância do rádio na prestação de serviços de utilidade pública para as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Leite comentou que na recente viagem ao Japão, soube que a Defesa civil daquele país, dentre outras iniciativas, fazia a distribuição de rádios para as comunidades, para contarem com informações e alertas em momentos críticos.

Obras mais complexas serão entregues no próximo governo

O governador destacou ainda, a importância do Plano Rio Grande para orientar as ações, porque pela dimensão destes projetos, “leva tempo para estabelecer todas as estruturas de proteção e resiliência. Muitos vão ser entregues neste governo, outros no próximo governo, e situações mais complexas de obras ainda maiores podem ser concluídas ainda mais adiante”, explicou Eduardo Leite.

Melo e Ziulkoski discutem hoje acordo sobre Comitê Gestor da Reforma Tributária

Termina em 16 de maio o prazo para a instalação do Comitê Gestor criado pela Reforma Tributária, integrado por 54 membros, dos quais 27 indicados pelos municípios. O problema é que a indicação dos membros do Comitê gestor gerou um embate entre a Frente Nacional dos Prefeitos, e a Confederação Nacional dos Municípios. As duas entidades reivindicam o protagonismo na indicação dos prefeitos que integrarão o comitê. Nesta terça-feira, o vice-presidente da FNO, o prefeito de Porto Alegre Sebastiao Melo se reúne em Brasília com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski em busca de uma solução para o impasse.

Impasse na Polícia Civil se agrava

É muito delicada a relação de delegados e agentes com o chefe de Polícia, Delegado Sodré. Ontem, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia, Guilherme Wondracek mencionou ao colunista, uma dificuldade de diálogo dos delegados e agentes, com o atual chefe de Polícia. Wondracek chega a mencionar “má gestão e grosserias” do Chefe da Polícia Civil.

Oposição prefere uma CPMI para investigar fraudes no INSS

Até ontem, a oposição havia conseguido 211 assinaturas ao requerimento de criação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assinaram o pedido, 29 senadores e 182 deputados. A avaliação politica feita pelos lideres da Oposição indica que será melhor concentrar o esforço para criar uma CPMI ao invés da CO PI. No caso da CPMI, avaliam, seria possível abrir uma negociação com o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), reduzindo a resistência do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Câmara vai votar aumento do número dos deputados para driblar decisão do STF.

Para driblar decisão do Supremo Tribunal Federa que mandou remanejar o número de deputados, o que faria com que perdessem cadeiras os estados do Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Sul ( 2), Piauí ( 2), Paraíba (2), Bahia (2) Pernambuco (1) e Alagoas ( 1) a Câmara aprovou a urgência para o projeto que cria mais 14 vagas de deputado federal. Pela decisão do STF, Santa Catarina e Pará receberiam mais 4 deputados federais cada, Amazonas 2,e os estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, 1 deputado.

Flávio Pereira

@flaviorrpereira

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

PDT deveria ajudar a ressarcir INSS com “fundões”
Tiago Cadó toma posse na Assembleia Legislativa com foco na região Missioneira
https://www.osul.com.br/governador-anuncia-antecipacao-da-duplicacao-de-trecho-da-rsc-287-e-nova-ponte-em-arroio-grande/ Governador anuncia antecipação da duplicação de trecho da RSC 287 e nova ponte em Arroio Grande 2025-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar