Quarta-feira, 21 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Governador do RS diz que a gripe aviária é uma oportunidade para mostrar ao mundo a “robustez do nosso sistema de defesa sanitária”

Compartilhe esta notícia:

Com o ministro da Agricultura, Leite alinhou novas ações para reforçar o controle sanitário no Estado

Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Com o ministro da Agricultura, Leite alinhou novas ações para reforçar o controle sanitário no Estado. (Foto: Mauricio Tonetto/Secom)

Ao cumprir agenda em Brasília, o governador Eduardo Leite participou, na terça-feira (20), de uma reunião no Ministério da Agricultura para tratar do combate à gripe aviária e da renegociação das dívidas dos produtores rurais gaúchos, fortemente impactados por sucessivos eventos climáticos, como enchentes e estiagens.

Leite e os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, e da Agricultura, Edivilson Brum, alinharam, junto ao ministro Carlos Fávaro, novas ações para reforçar o controle sanitário nas granjas. Um foco da doença foi confirmado em Montenegro, no Vale do Rio Caí.

O governador destacou a importância da atuação conjunta entre o governo federal, Estado e municípios, que tem permitido uma resposta rápida e eficiente. “Esse episódio é uma oportunidade para o Brasil e para o Rio Grande do Sul demonstrarem ao mundo a robustez do nosso sistema de defesa sanitária, feito com seriedade, responsabilidade e muito trabalho técnico”, afirmou Leite.

O ministro reforçou que o trabalho integrado vem garantindo o bloqueio dos focos e destacou que a adoção de protocolos rigorosos é essencial para preservar a sanidade do plantel e a reputação do Brasil no mercado internacional.

Dívidas

Além da pauta sanitária, a reunião tratou da prorrogação das dívidas dos produtores rurais, uma reivindicação antiga do setor. Segundo Fávaro, o encaminhamento para a prorrogação já está pactuado dentro do governo federal e terá como próximo passo a construção de uma proposta para reestruturação do perfil das dívidas, criando condições reais para que os produtores possam se recuperar e investir novamente.

“O produtor quer trabalhar, quer fazer a sua parte, mas as adversidades climáticas dos últimos anos no Rio Grande do Sul exigem do Poder Público uma atuação à altura. Vejo disposição do governo federal em construir soluções, e é isso que estamos buscando: garantir a prorrogação das dívidas, mas, mais do que isso, construir um caminho definitivo, com segurança jurídica, técnica e financeira, para que nossos produtores possam seguir produzindo e gerando riqueza para o País”, destacou Leite.

“Está claro para nós que a prorrogação é necessária e já está pacificada dentro do governo federal. Agora, nosso desafio é construir, junto com o governo do Estado e as entidades, uma solução definitiva, que permita aos produtores retomar sua capacidade de investimento e produção com segurança e sustentabilidade”, disse Fávaro.

O governador também esteve no Ministério de Minas e Energia, onde tratou de pautas relacionadas ao gás natural, e se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Governo gaúcho conclui vistoria nas 540 propriedades rurais no raio de dez quilômetros do foco de gripe aviária em Montenegro
Justiça nega recurso de deputado para suspender a divulgação de documentário do governo do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/governador-do-rs-diz-que-a-gripe-aviaria-e-uma-oportunidade-para-mostrar-ao-mundo-a-robustez-do-nosso-sistema-de-defesa-sanitaria/ Governador do RS diz que a gripe aviária é uma oportunidade para mostrar ao mundo a “robustez do nosso sistema de defesa sanitária” 2025-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar