Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2025
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou no último sábado (3) da cerimônia de lançamento da pedra fundamental de um novo espaço religioso em Gramado (na Serra Gaúcha), inspirado no Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus. O projeto, anunciado pela instituição, será construído às margens da avenida Borges de Medeiros e deve se tornar um novo atrativo turístico para a região, com potencial de fortalecer o segmento de turismo religioso no Rio Grande do Sul.
Após o evento, Leite destacou a importância do respeito à diversidade de expressões religiosas e valorizou o trabalho social realizado por instituições de fé em diversas frentes, como assistência a comunidades vulneráveis e iniciativas de segurança pública.
“O Estado não professa uma fé específica, mas respeita todas. E reconhece o papel fundamental que as instituições religiosas podem desempenhar na vida das pessoas e das comunidades. A Igreja Universal tem mobilizado recursos e pessoas em momentos difíceis, como nas enchentes, e também atua de forma estruturada em ações sociais relevantes. Essa é uma manifestação legítima da fé a serviço do bem coletivo”, afirmou o governador.
Localizado em um dos principais destinos turísticos do país, o futuro templo deverá atrair visitantes de diversas regiões e se somar à vocação da Serra Gaúcha como espaço de acolhimento às famílias.
“Muitas famílias encontrarão nesse novo espaço um lugar de oração, reflexão e união. Gramado e Canela são cidades que já oferecem essa atmosfera, e esse projeto dialoga com esse propósito”, comentou Leite.
O evento também teve a presença do secretário de Habitação, Carlos Gomes, do prefeito Nestor Tissot, de autoridades religiosas, lideranças locais e fiéis da região.
“Estado das soluções”
Em outra frente, o governador gaúcho esteve na abertura da 17ª Feira de Comércio, Artesanato, Indústria, Serviços, Tecnologia e Agronegócios (Fecoarti) na tarde de sexta-feira (2). “O Rio Grande do Sul passou a ser reconhecido nacionalmente como o Estado das soluções”, afirmou Eduardo Leite ao final de sua agenda no município de Santiago.
Em seu discurso, Leite destacou o salto do Rio Grande do Sul em diversas áreas, como na Segurança Pública, que tem notabilizado o Estado nacionalmente, bem como nos investimentos realizados não só em Santiago mas também nos demais municípios gaúchos em estradas, habitação, saúde, entre outras.
“Esse Estado se reergueu e está se recuperando das enchentes de maio de 2024 porque tem um grande plano – o Plano Rio Grande – que nos orienta para a reconstrução e para a resiliência do Rio Grande do Sul. E, desse modo, podemos celebrar muitos investimentos que transformam a realidade das cidades e das regiões”, salientou.
Leite enalteceu a vocação do povo gaúcho para o empreendedorismo e a força do agronegócio, além de comentar iniciativas arrojadas instaladas em Santiago, como as obras da usina de etanol da empresa CB Bioenergia, onde esteve pela manhã, no início de seu roteiro pela cidade. As informações são do Palácio Piratini.