Segunda-feira, 05 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Governador Gaúcho Eduardo Leite se assume gay: conheça outros políticos abertamente homossexuais em altos cargos no mundo

Compartilhe esta notícia:

O médico capixaba Thalis Bolzan é o namorado do governador do RS.

Foto: Divulgação/TV Globo
O médico capixaba Thalis Bolzan é o namorado do governador do RS. (Foto: Reprodução)

A decisão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de assumir ser homossexual ainda é um fato pouco comum na política brasileira – em especial em se tratando de um político que é apontado como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. Ele se tornou o primeiro governador na história do Brasil a assumir ser gay.

Leite disse, em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, na quinta-feira (1): “Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos EUA não foi um negro presidente. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso. Não trouxe esse assunto, mas nunca neguei ser quem eu sou. Nunca criei um personagem”.

O namorado do governador Eduardo Leite é pediatra, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e cursa endocrinologia pediátrica na Universidade de São Paulo (USP).

Em um universo de dezenas de milhares de políticos eleitos em diversas esferas, os casos de políticos assumidamente homossexuais são raros no Brasil – como os ex-deputados Jean Wyllis (PSOL-RJ) e Clodovil Hernandes (PTC-SP e PR-SP, falecido em 2009), o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ, que substituiu Wyllis quando este renunciou, em 2019) e o ex-prefeito de Lins (SP), Edgar de Souza (PSDB).

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), que integra um movimento conservador, anunciou ser gay em 2019, depois de dizer que tiraria a tapas uma transexual que usasse o banheiro feminino – após um discurso feito por Erika Malunguinho (PSOL-SP), a primeira deputada transexual eleita no parlamento estadual de São Paulo.

Dois chefes de governo gays

No restante do mundo, alguns políticos gays alcançaram altos cargos. Atualmente apenas dois políticos abertamente gays são chefes de governo – em Luxemburgo e na Sérvia. Bélgica, Islândia e Irlanda também tiveram chefes de governo homossexuais no passado (a Noruega chegou a ter um chefe de Estado interino gay). Todos são europeus.

Em 2009, a Islândia elegeu a ex-aeromoça e líder sindical Johanna Sigurdardottir como primeira-ministra – ela foi a primeira chefe de Estado do mundo abertamente homossexual no mundo. No ano seguinte, a Islândia aprovou uma lei permitindo casamento entre pessoas do mesmo sexo, e Sigurdardottir casou-se com sua parceira, com quem vivia desde os anos 1980.

A questão da sexualidade da premiê nunca foi parte de um amplo debate na Islândia. Sigurdardottir sempre foi reservada sobre sua vida privada.

O segundo político assumidamente gay a virar chefe de Estado no mundo foi o ex-premiê da Bélgica, Elio Di Rupo, que governou o país entre 2011 e 2014.

A sua sexualidade foi revelada pelo próprio político em 1996, em meio a um escândalo de pedofilia em que políticos belgas, entre eles Di Rupo, foram acusados de ter relações sexuais com prostitutos menores de idade. Di Rupo foi inocentado e as acusações foram consideradas falsas pela Justiça.

Em seu livro de memórias, o ex-premiê belga lembra que, durante o escândalo, foi perseguido por jornalistas na rua e um deles perguntou se ele era homossexual. “Sim, e daí?”, respondeu o político, que duas décadas depois viria a governar a Bélgica.

Atualmente, o único chefe de Estado gay na União Europeia é o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel. Ele chegou ao cargo em 2013 e casou-se dois anos depois com seu parceiro, após a introdução de uma nova lei permitindo casamentos gays. Bettel foi reeleito.

“Eu poderia ter escondido ou reprimido e ficado infeliz por toda a minha vida”, disse Bettel a uma emissora belga na época. “Mas eu disse a mim mesmo que se você quer ser um político e ser honesto na política, você tem que ser honesto consigo mesmo e aceitar que você é quem você é.”

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Duas pessoas morrem e 20 estão desaparecidas em enchentes no Japão
Dizem que somos a nova Venezuela: brasileiros contam como sobrevivem à pior crise da história do Líbano
https://www.osul.com.br/governador-gaucho-eduardo-leite-se-assume-gay-conheca-outros-politicos-abertamente-homossexuais-em-altos-cargos-no-mundo/ Governador Gaúcho Eduardo Leite se assume gay: conheça outros políticos abertamente homossexuais em altos cargos no mundo 2021-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar