Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Governadores cobram a reabertura do comércio na Itália

Compartilhe esta notícia:

Mais de 70% da população já estava nesse regime. (Foto: Reprodução)

Os governadores das 20 regiões da Itália aprovaram por unanimidade um documento que pede a reabertura do comércio varejista em todo o país a partir da próxima segunda-feira (11), sete dias antes do previsto pelo governo nacional.

A medida já era defendida pela oposição, que controla mais da metade das regiões da Itália, e foi discutida durante uma reunião de governadores nesta quinta-feira (7). “Há pouco, a conferência das regiões, por unanimidade, aprovou um documento que pede a reabertura do comércio varejista a partir de 11 de maio”, disse, em coletiva de imprensa, o governador da Ligúria, Giovanni Toti.

Segundo ele, o documento também pede que, a partir de 18 de maio, a prerrogativa de definir o cronograma de reabertura seja transferida do governo nacional para as administrações regionais. “Trata-se de uma proposta de bom senso, a reabertura não pode ser um embate institucional”, afirmou o governador de Friuli Veneza Giulia, Massimiliano Fedriga, ainda antes da reunião.

Uma das regiões governadas pela oposição, a Calábria, no sul, já desafiou o primeiro-ministro Giuseppe Conte e autorizou a reabertura de bares e restaurantes, embora a proibição siga vigente em todo o país. Pelo cronograma do governo italiano, o setor só pode funcionar com atendimentos delivery e para viagem, enquanto o comércio varejista seria reaberto em 18 de maio.

Mortes na Europa

A pandemia do novo coronavírus matou mais de 150 mil pessoas na Europa, o continente mais duramente atingido pela pandemia, aponta um balanço feito pela agência de notícias France Presse com base em fontes oficiais e divulgado nesta quinta-feira (7).

Pelo menos 75% dessas mortes aconteceram no Reino Unido (30.076) , na Itália (29.684), na Espanha (26.070) e na França (25.809), segundo a France Presse.

O governo do Reino Unido, o segundo país em número de óbitos no mundo, deve estender oficialmente a política de confinamento que está em vigor desde 24 de março para combater a pandemia. Atualmente, a população está autorizada a sair apenas para fazer compras, ir ao médico, ou se exercitar uma vez ao dia.

Nesta quinta, a Suécia superou oficialmente 3 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus.

A Europa tem mais de 1,6 mil casos de infecção pelo Sars-Cov-2. O mundo já tem oficialmente 3,76 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus, mais de 263 mil mortes e 1,2 milhão de recuperados, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. As informações são das agências de notícias Ansa e AFP.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Organização das Nações Unidas pede 6,7 bilhões de dólares para ajudar países pobres
O Japão aprovou o uso do antiviral remdesivir em pacientes graves com coronavírus
https://www.osul.com.br/governadores-cobram-a-reabertura-do-comercio-na-italia/ Governadores cobram a reabertura do comércio na Itália 2020-05-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar