Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Partly Cloudy

Brasil Governo bloqueia mais de 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

Compartilhe esta notícia:

O bloqueio de verbas é uma medida aplicada pelo governo para ajuste orçamentário. (Foto: Divulgação/Comung)

O governo bloqueará 2.724 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir deste mês. O objetivo é congelar, ao todo, R$ 300 milhões previstos para pesquisas em 2019. A confirmação veio através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

As bolsas que tiveram o congelamento confirmado são de cursos que totalizaram nota três, de uma escala que vai até sete, o que significa que estão há 10 anos com notas abaixo da expectativa. Serão afetadas 2.331 bolsas de mestrado, 335 bolsas de doutorado e 58 de pós-doutorado.

Os bolsistas atuais não terão suas bolsas e pesquisas suspensas, porém, a partir de agora, haverá extinção de oferta.

Já as bolsas internacionais sofrerão um remanejamento do Programa Institucional de Internacionalização (Print) e das 5.913 bolsas previstas para 2019, somente 4.139 serão ofertadas. Além disso, o programa de quatro anos, passará a ter duração de cinco. O Print oferece tanto bolsas para brasileiros estudarem no exterior quanto bolsas para estrangeiros estudarem no país e, até o momento, 36 instituições foram selecionadas para fazer parte do programa.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Conheça novos tratamentos contra o câncer no maior congresso oncológico do mundo
Apesar da estagnação da economia, as vendas de caminhões no País somaram 39 mil unidades nos cinco primeiros meses do ano, alta de 47% ante igual período de 2018
Deixe seu comentário
Pode te interessar