Quinta-feira, 16 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo brasileiro afirma que usará a Lei da Reciprocidade Econômica contra o novo tarifaço dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Chancelado pelo presidente Donald Trump, o tarifaço entrará em vigor na próxima quarta-feira

Foto: Casa Branca
Chancelado pelo presidente Donald Trump, o tarifaço entrará em vigor na próxima quarta-feira. (Foto: Casa Branca)

O governo brasileiro afirmou nesta quinta-feira (16) que pretende usar a Lei da Reciprocidade Econômica contra o novo tarifaço anunciado pelo governo dos Estados Unidos contra produtos do Brasil.

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) anunciou a aplicação de uma tarifa de 25% sobre uma série de produtos brasileiros exportados aos EUA. O anúncio foi feito após uma investigação sobre práticas comerciais brasileiras consideradas injustas pelo governo americano.

A decisão é chancelada pelo presidente americano Donald Trump e entrará em vigor na próxima quarta-feira (22). A tarifa foi justificada alegando práticas como favorecimento ao Pix, falta de acesso dos EUA ao mercado de etanol e problemas relacionados à corrupção e desmatamento.

Em nota, o governo brasileiro repudiou a decisão do governo americano e disse que iniciará os trâmites para acionar a Lei de Reciprocidade Econômica aprovada pelo Congresso Nacional junto à OMC (Organização Mundial do Comércio).

A Lei de Reciprocidade Econômica é um instrumento novo aprovado pelo Congresso em abril de 2025 e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho do mesmo ano, na mesma semana em que Trump havia anunciado tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

O decreto estabelece em que casos e de que forma o governo brasileiro pode retaliar medidas como as impostas por Trump. O texto detalha os “critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira”.

A elaboração do decreto que regulamenta a lei foi um dos primeiros passos tomados pelo governo brasileiro após o anúncio das tarifas de Trump. A Lei da Reciprocidade Econômica foi aprovada por ampla maioria no Congresso Nacional, em um movimento inusitado das bancadas governistas e de oposição que, nos últimos anos, têm votado cada vez mais raramente na mesma direção.

Na terça-feira (14), antes do anúncio oficial do novo tarifaço, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que o governo brasileiro poderia adotar a reciprocidade caso os Estados Unidos confirmassem novas tarifas contra o Brasil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Adalberto Meneguzzi
16 de julho de 2026 08:19

Isso, gênio!
Aumenta os impostos de importação e ferra ainda mais com os brasileiros!!
Se os USA dobrarem a taxa, não reclama e muito menos bota a culpa mos outros, gênio do mal!!

Eloa Gute
16 de julho de 2026 07:54

Tem que tarifar esse insano do Trump, desde quando os EUA pode ficar roubando o Brasil?

Adalberto Meneguzzi
16 de julho de 2026 08:17
Responder para  Eloa Gute

Cala a boca, Magda!!

ochoavanderlei@gmail.com
16 de julho de 2026 07:41

Observem a diferença entre um ESTADISTA e um DITADOR . Parabéns ESTADISTA LULA. Nada de “arregar” para esse marginal.