Quinta-feira, 02 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
10°
Mostly Cloudy

Brasil Governo brasileiro quer ampliar número de municípios que recebem venezuelanos

Compartilhe esta notícia:

Protocolo de intenções foi assinado nesta quarta com agências da ONU. (Foto:Valter Campanato/Agência Brasil)

Após a assinatura de um protocolo de intenções, o governo federal deverá ampliar o número de municípios brasileiros que recebem migrantes e refugiados venezuelanos. O protocolo foi assinado nesta quarta-feira (02), em cerimônia no Palácio do Planalto, e contou com a presença de nove ministros de Estado, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e representantes de três agências das Nações Unidos (ONU) que lidam com população (Unfpa), migração (OIM) e refugiados (Acnur).

O protocolo prevê que municípios que aderirem à campanha de acolhimento definirão o número de pessoas e famílias que poderão receber e até o perfil dos migrantes, conforme vocação econômica das cidades. Cada município, em conjunto com o governo federal, definirá a data para receber os migrantes. Caberá ao governo federal fazer avaliação clínica, vacinar e prestar assistência médica imediata aos venezuelanos.

O objetivo é interiorizar a acolhida, e criar melhores oportunidades de inserção dos migrantes da Venezuela no país. Até agosto, o Brasil contabilizava 14.643 refugiados e migrantes do país vizinho em mais de 250 municípios. De acordo com o ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, a migração dos venezuelanos “é a maior diáspora da América Latina”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Roubo em subestação deixa trecho da avenida Beira-Rio sem luz
Homem que atropelou ciclistas em 2011 na capital é condenada pela Justiça
Deixe seu comentário
Pode te interessar