Sábado, 04 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo cria centro de segurança pública do Sul do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Evento de anúncio do novo centro ocorreu no Paraná. (Reprodução Ministério da Justiça)

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior esteve junto do presidente Jair Bolsonaro, em Curitiba, para inaugurar o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul (CIISPR-Sul). O evento ocorreu nesta sexta-feira (10) e ainda contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, do governador do Paraná Ratinho Júnior e da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.

Bolsonaro destacou o papel de Moro na iniciativa. “O momento é de cumprimentar o ministro Moro, por essa feliz iniciativa, de mergulhar no combate ao crime organizado em nosso país”, disse o presidente. o ministro respondeu apontando que acredita nessa forma de atuação. “O caminho da segurança pública é esse. Precisa sim de investimento de recursos, mas precisa, acima de tudo, de integração e otimização dos recursos”, assegurou.

O Centro

O CIISPR-Sul realizará coleta, análise e disseminação de informações de inteligência, utilizadas para que sejam tomadas as principais decisões de segurança pública nos estados e país. A equipe de trabalho ainda poderá, segundo o governo, reunir dados sobre integrantes de organizações criminosas e elaborar estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas e drogas, além da redução de violência.

O investimento aproximado na iniciativa foi de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos. A equipe será mista, composta por um coordenador da diretoria de inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e também por representantes das secretarias de Segurança Pública, das polícias Civil e Militar e do Sistema Penitenciário dos três estados do Sul brasileiro.

Moro ressaltou os investimentos no novo espaço. “Já temos treze órgãos envolvidos nesse Centro Integrado, e esse número deve aumentar, além do investimento em tecnologia, que tem sido bastante útil para melhorar a qualidade e a quantidade de dados disponíveis no âmbito da segurança pública”, pontuou o ministro.

O centro também contará com integrantes das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Líder do PSL no Senado
A Mega-Sena pode pagar 275 milhões de reais neste sábado
https://www.osul.com.br/governo-cria-centro-de-seguranca-publica-do-sul-do-brasil/ Governo cria centro de segurança pública do Sul do Brasil 2019-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar