Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Últimas Governo federal cria telejornal só de “boas notícias” em TV pública

Compartilhe esta notícia:

Em meio à pandemia, Ministério das Comunicações quer levar ao ar fatos 'leves' e combater 'narrativas erradas'; atração vai se chamar 'Bom de Ver'.

Foto: Alan Santos/PR
Ministro das Comunicações declarou que, em agosto, todas as 27 capitais do país também já deverão receber o 5G. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A TV Brasil, canal público de televisão ligado ao Ministério das Comunicações, planeja incluir na sua grade de programação um telejornal que irá exibir apenas “boas notícias”. No momento em que o País se aproxima da marca de 500 mil mortes por covid-19, a ideia será levar ao ar apenas fatos considerados “leves” sobre temas como saúde, comportamento e entretenimento.

A atração tem sido negociada diretamente pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, com a diretora de jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estatal responsável pela TV, Sirlei Batista. Ainda não há data para estreia.

O presidente Jair Bolsonaro e seus auxiliares são críticos da cobertura da imprensa sobre a pandemia e costumam usar as redes sociais oficiais para defender o que chama de “feitos” do seu governo. Um dos ministros mais próximos do presidente, o ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, costuma reclamar que “só tem caixão” na TV. “No jornal da manhã é caixão, corpo; na hora do almoço, é caixão novamente. No jornal da noite é caixão, corpo e número de mortos”, disse Ramos em entrevista no Palácio do Planalto no ano passado.

O nome do telejornal de “boas notícias” já está definido: “Bom de Ver”. As gravações do piloto, espécie de versão de teste, já foram feitas. A exibição será ancorada pelos jornalistas Katiuscia Neri, que hoje apresenta o Repórter Brasil, principal telejornal da emissora, e Tiago Bittencourt.

Nesta semana, Faria defendeu o uso da TV pública para combater “narrativas equivocadas”. O discurso foi feito durante sanção de medida provisória que reduz encargos de serviços via satélite e facilita o acesso em áreas rurais. “No fim da linha, presidente, é onde sua voz chega”, afirmou o ministro, dirigindo-se a Bolsonaro.

Depois, olhando para donos de TV e rádio presentes ao local, afirmou: “Tenho certeza que todos vocês, a partir de agora, vão conseguir atingir mais a voz que é necessária chegar nos lugares onde até hoje chegam informações equivocadas e narrativas erradas”.

“Que a verdade possa chegar onde o povo quer ouvir. A gente, infelizmente, muitas vezes, é obrigado a ficar combatendo fake news, perdendo tempo, deixando de trabalhar, deixando de fazer os nossos deveres aqui para desmistificar as notícias enganosas. Vamos levar a verdadeira comunicação para o restante do País”, completou.

Na última terça (15), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pediu ao Ministério Público Federal que investigue o uso do canal público para divulgação pessoal do presidente. O motivo foi a transmissão de um culto religioso, no último dia 9, que teve a participação de Bolsonaro. Para a entidade, a veiculação representou um atentado à Constituição Federal, que, em seu artigo 37, proíbe a promoção pessoal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Últimas

Porto Alegre tem mutirão neste sábado para imunizar quem está com a segunda dose de Coronavac em atraso
Governo da Bahia é indenizado em mais de 2 bilhões de reais pela Ford por causa do fechamento de planta industrial
https://www.osul.com.br/governo-cria-telejornal-so-de-boas-noticias-em-tv-publica/ Governo federal cria telejornal só de “boas notícias” em TV pública 2021-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar