Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de abril de 2022
Vice-chanceler Robert Habeck afirmou que cada alemão pode fazer a sua parte na resistência à Rússia
Foto: Reprodução/TwitterO vice-chanceler da Alemanha, Robert Habeck, pediu à população do seu país que economize energia e evite usar carros para ajudar a reduzir a dependência alemã do petróleo e gás importados da Rússia.
“Se você puder usar trem ou bicicleta durante a Páscoa, é bom também. É bom para o bolso e irrita [o presidente russo Vladimir] Putin”, afirmou Habeck, que também é ministro da Economia.
A Alemanha tem resistido a apelos europeus por um veto à importação de energia russa por conta da guerra na Ucrânia. Isso tem gerado críticas por parte do governo ucraniano, que argumenta que a compra de combustível da Rússia ajuda a financiar a invasão no país.
Habeck afirmou que cada alemão pode fazer a sua parte na resistência à Rússia, reduzindo seu consumo de energia em 10%. “Talvez isso cause desconforto no aquecimento, mas ninguém vai congelar”, afirmou ele, lembrando que os meses de frio mais rigoroso passaram.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em entrevista à BBC achar que a Rússia não precisa levar a sério negociações de paz por causa dos bilhões de dólares que recebe de suas exportações de petróleo.