Quinta-feira, 09 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Mostly Cloudy

Mundo Governo da Catalunha aprova resolução para iniciar processo de separação da Espanha

Constituição espanhola não permite separação das regiões. (Foto: Reprodução)

O governo da Catalunha aprovou nessa segunda-feira uma resolução para iniciar o processo de separação da Espanha. A medida indica desobediência às instituições nacionais e eleva ao nível máximo o enfrentamento político com Madri. A resolução tem o objetivo de “declarar solenemente o início do processo de criação do Estado catalão independente em forma de república”.

A declaração, que partidos pró-independência na região esperam que possa levar à separação da Espanha em 18 meses, foi apoiada pela maioria no Parlamento regional. Ela teve teve 72 votos favoráveis e 63 contrários.

A Constituição espanhola não permite separação das regiões. Assim, o governo de centro-direita do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que procurará imediatamente bloquear a ação no Tribunal Constitucional. “Entendo que muitos espanhóis não toleram mais esta tentativa contínua de deslegitimar nossas instituições.”

Deputados do Partido Popular fizeram protesto nessa segunda-feira, logo após a aprovação da resolução. O sentimento separatista aumentou durante a crise econômica espanhola, que elevou o desemprego. Há temores crescentes de que a articulação territorial da Espanha possa afetar a confiança dos mercados e a recuperação do país, onde serão realizadas eleições gerais em dezembro. Pesquisas mostram que a oposição à independência catalã vence no restante da Espanha. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Lula tem todo o direito de não gostar de mim”, diz o ministro da Justiça
Após cinco meses, atividade da indústria gaúcha tem leve alta em setembro
Deixe seu comentário
Pode te interessar