Quinta-feira, 16 de abril de 2026
Por Redação O Sul | 29 de fevereiro de 2016
O governo federal anunciou a liberação de 300 milhões de reais para serem usados na compra de repelentes que serão distribuídos a grávidas do Bolsa Família. A estimativa é que 400 mil mulheres recebam o suprimento. Os valores ainda estão sendo negociados com fabricantes de repelentes.
Em audiência no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que a microcefalia associada ao zika representa “um dos momentos mais difíceis de saúde pública que o País já enfrentou”. A previsão, segundo ele, é que cidades maiores, como as do Sudeste, ainda não afetadas fortemente pela doença, sejam atingidas pelo vírus.
Sobre a vacina da dengue, desenvolvida por um laboratório particular francês e liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em janeiro, Castro afirmou que não tem como ser aproveitada pelo governo. Ele citou duas razões para descartar, neste momento, o uso do imunizante: não pode ser aplicado em crianças menores de 10 anos, nem em adultos acima dos 45, exatamente o público mais vulnerável, e o custo que seria alto para o governo. “São necessárias três doses da vacina [para imunizar uma pessoa]. E quem toma a primeira dose nem sempre toma a segunda ou a terceira. De qualquer maneira, ainda não temos uma definição sobre esse aproveitamento”, disse. (AG)
Os comentários estão desativados.