Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de julho de 2021
A campanha anual deve ser articulada com o governo federal para que aconteça no País inteiro, afirmou o Executivo paulista
Foto: Gustavo Mansur/Palácio PiratiniO governo de São Paulo informou que iniciará uma campanha anual de vacinação contra o coronavírus a partir do dia 17 de janeiro de 2022, assim como já acontece com o vírus H1N1, da gripe.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, durante a entrega de mais um lote da vacina CoronaVac pelo Instituto Butantan ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.
O secretário explicou que não há um estudo que comprove a necessidade de uma terceira dose das vacinas contra o coronavírus, que seria um reforço. “O Estado de São Paulo, seguramente, vai iniciar essa campanha, uma nova fase de vacinação para Covid, a partir do dia 17 de janeiro do próximo ano”, afirmou Gorinchteyn, acrescentando que, nessa data, o início da vacinação no Brasil completará um ano.
Gorinchteyn não informou se o anúncio está alinhado ao calendário do Ministério da Saúde, mas disse que o ciclo anual deve ser articulado com o governo federal para que aconteça no País inteiro.
Em nota, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) disse que “é importante que haja uma coordenação nacional do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 e que esta seja baseada em consensos obtidos juntamente à comunidade científica”.
De acordo com o conselho, o objetivo agora é garantir as doses necessárias para completar a vacinação da população acima de 18 anos com a primeira e segunda doses com a maior brevidade possível.