Sábado, 08 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy / Wind

Brasil Governo diz que vai liberar 1,1 bilhão de reais para reajustar o Bolsa Família

Compartilhe esta notícia:

Outras medidas de apoio ao programa também serão anunciadas nas próximas semanas na tentativa de turbiná-lo. (Foto: Reprodução)

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou nessa segunda-feira que, mesmo com o veto da presidenta Dilma Rousseff a um trecho da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que tratava de reajuste do pagamento do Bolsa Família, o governo reservou mais 1,1 bilhão de reais ao programa para garantir ainda neste ano o aumento do benefício.

Ao sancionar a LDO na semana passada, Dilma vetou trecho que vinculava o reajuste do pagamento do programa ao índice oficial da inflação, medido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Na justificativa do veto, o governo alegou que o reajuste não era compatível com o espaço orçamentário. A medida foi criticada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que afirmou que a atitude prejudicaria quem mais precisa do apoio do governo.

Em 2015, o governo federal destinou 27,7 bilhões de reais do Orçamento ao Bolsa Família. Para este ano, informou a pasta do Desenvolvimento Social, serão destinados 28,8 bilhões de reais. Ou seja, esse 1,1 bilhão de reais que será utilizado para reajustar o pagamento do benefício não é, segundo o ministério, dinheiro extra a ser liberado após o veto da presidenta – esses recursos já faziam parte da previsão orçamentária enviada pelo Executivo ao Congresso. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Acidentes causaram 147 mortes em rodovias federais nesse fim de ano
Dilma inicia 2016 com desafios na política e na economia
Deixe seu comentário
Pode te interessar