Segunda-feira, 27 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo do Estado diz que renegociação da dívida proposta pelo governo federal “não resolve”.

Compartilhe esta notícia:

"Negociação não pode ser feita como vem ocorrendo", avalia Sartori (Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini)

Em coletiva de imprensa concedida nessa segunda-feira, o governador José Ivo Sartori divulgou detalhes do projeto para renegociação da dívida dos Estados com a União, remetido pelo Ministério da Fazenda à Câmara dos Deputados. O documento prevê o alongamento do prazo de pagamento em 20 anos e a concessão de uma carência de 40% do valor das parcelas nos primeiros dois anos.

O texto também prevê, como proposta adicional, o alongamento, por mais dez anos, para a quitação das dívidas com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

De acordo com Sartori, as propostas de renegociação apresentadas pelo governo federal “não atendem às necessidades do Rio Grande do Sul e não representam uma solução, nem mesmo parcial”, para o problema do ajuste das contas públicas.

“O Estado já vem fazendo o ajuste fiscal, mas o que a União propõe é ainda mais drástico em termos de controle sobre as despesas públicas, o que teria impacto nas gestões futuras”, alertou o chefe do Executivo.

“A negociação da dívida dos Estados com a União não pode ser conduzida da forma como vem ocorrendo. Refiro-me às diferenças entre o que foi acertado durante as reuniões com os governadores e grupos técnicos e aquilo que consta do projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional. Essas modificações precisam ser previamente acordadas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Juiz Sérgio Moro escreveu sobre a Operação Mãos Limpas dez anos antes da Operação Lava-Jato
Neymar fica em observação após cirurgia bem-sucedida no seu pé direito e será reavaliado em 6 semanas
https://www.osul.com.br/governo-do-estado-diz-que-renegociacao-da-divida-proposta-pelo-governo-federal-nao-resolve/ Governo do Estado diz que renegociação da dívida proposta pelo governo federal “não resolve”. 2016-03-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar