Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de agosto de 2017
O governo do Rio Grande do Sul inaugurou, na manhã desta terça-feira (15), um novo centro de triagem para presos provisórios em Porto Alegre. O local tem capacidade para 96 detentos e localiza-se em uma área anexa à Cadeia Pública da Capital, o antigo Presídio Central.
O centro de triagem possui 437,04 metros quadrados de área construída e foi feito a partir da mesma técnica utilizada no Complexo Prisional de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A obra foi executada pela empresa Verdi Sistemas Construtivos. O investimento total do governo gaúcho é de aproximadamente R$ 2,9 milhões.
O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, informou que a construção do Centro de Triagem ocorreu em um prazo de 19 dias. As vagas abertas no centro de triagem passam a ser ocupadas ainda nesta terça-feira, e a Casa de Passagem Pio Buck será desativada.
Segundo ele, o novo centro desafogará as carceragens das delegacias gaúchas. Nos últimos meses, em razão da falta de vagas no sistema prisional, as delegacias têm apresentado superlotação e presos têm ficado sob custódia em viaturas da Brigada Militar, havendo registros de fugas e tumultos.
Durante a solenidade, o governador José Ivo Sartori afirmou que novos presídios serão construídos no Estado em parceria com a iniciativa privada, por meio da troca de imóveis públicos.
Entre as outras autoridades presentes no evento estavam o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt; a superintendente da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), Marli Ane Stock; o diretor do Instituto-Geral de Perícias, Eduardo Lima Silva; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Dal’Lago, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público, promotor de Justiça Luciano Vaccaro.