Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 14 de outubro de 2021
Assinatura no contrato de venda encerra o segundo processo de privatização da atual gestão.
Foto: Itamar Aguiar/Palácio PiratiniA CEEE-T (Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica) passou a ser oficialmente administrada pela CPFL Energia. Na manhã desta quinta-feira (14), o governador Eduardo Leite assinou o contrato de venda, encerrando o segundo processo de privatização da atual gestão.
“É possível que, lá no passado, fizesse sentido que o Estado administrasse uma companhia de energia elétrica. Não podemos julgar com os olhos de hoje as decisões que foram tomadas em outro contexto econômico e político. Mas nos cabe, sim, perceber que os tempos mudaram e que atualmente é mais interessante, do ponto de vista do interesse público, que o Estado diga o que quer, mas deixe a operação com o setor privado, que é mais ágil, tem mais capacidade de se financiar e de fazer os investimentos necessários”, disse o governador Eduardo Leite.
A CPFL Energia venceu o leilão de privatização do controle da CEEE-T em julho, ao apresentar proposta de R$ 2,67 bilhões, com ágio de 57,13%. O valor inicial estabelecido era de R$ 1,7 bilhão.
A CEEE-T tem 56 subestações, que somam potência instalada própria de 10,5 mil MVA, e opera outras 18 unidades. A empresa também é responsável pela operação e manutenção de 6 mil quilômetros de linhas de transmissão (5,9 mil quilômetros próprios) e cerca de 15,7 mil estruturas (quase 15,3 mil próprias).
O segmento de transmissão de energia é o segundo braço do Grupo CEEE a ser privatizado, após a conclusão da venda da CEEE Distribuidora (CEEE-D), no fim de março.
O edital do segmento de geração de energia, a CEEE-G, deve ser lançado até o fim de 2021. Ainda haverá, no dia 22 de outubro, a privatização da Sulgás (Companhia de Gás do Estado) e, em fevereiro de 2022, a privatização da Corsan (Companhia de saneamento).
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Sim tem razão deve ser verificado , só que depois de descobrir tem que feixar o cara enjaulado , e não fazer o que fizeram com o INOCENTE .
Por que elegeram está prenda? Não quiseram a seriedade do Sartori e este é o resultado.
O MP , deve verificar se não hove propina nestas privatizações, um estado usava a arrecadação destas empresas no caixa único do estado, abrir mão disso, no último ano de governo, é muito estranho ??? Vai deichar para o próximo governador um estado falido, que não vai ter dinheiro para arcar com as despesas da inchada maquina pública, pois o super governador ainda não explicou para onde foi o dinheiro da saúde enviado pelo governo federal, espero que a PF, não esqueça de cobrar de Eduardo MIMI, pois ele já tem histórias mal contadas quando foi prefeito de Pelotas!!!
Carlos Alberto Pugliese, minion fanático apedeuta funcional acéfalo, larga o ZAP do teu macho carluxo e vai te informar melhor! São notícias reais que saíram na imprensa, não no mundo desencantado do ZAP do miliciano bagaceira arregão e corno. Se você for alfabetizado e conseguir interpretar textos, procure a notícia, gado da cloroquina.
Carlos Alberto Pugliese KKKKKKK
Que viagem, petezóide….de onde tirou tanta maluquice…tá frequentando muito o sindicato dos maconheiros do PT
Mas que desplante desse bolsonarista perfumado de sapatênis falar em interesse público!! O mínion autoritário de Pelotas simplesmente impediu os gaúchos de se manifestarem a respeito das privatizações criminosas e lesivas ao erário e patrimônio público ao fazer aprovar na assembléia emendas constitucionais que extinguiram o plebiscito! Este governador, mandalete dos empresários amigos financiadores da campanha, é um baita demagogo farsante!! E protegido da RBS! O RS vai virar o novo Amapá e o novo Texas!
Vamos aguardar para depois reclamar, corneteiro de plantão.
Agora vai ficar tudo bem. Energia vai baixar de preço nas mãos da privada…..kkkkk