Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 11 de agosto de 2015
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, na manhã desta terça-feira (11), a quitação da folha salarial de julho dos servidores gaúchos, que havia sido parcelada. O governador José Ivo Sartori e o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, comunicaram oficialmente o pagamento em entrevista coletiva no Palácio Piratini. A decisão foi tomada na segunda-feira (10) diante das últimas informações recebidas pelo governador sobre o ingresso da receita do ICMS. Para quitar os vencimentos do funcionalismo, o Estado atrasará o pagamento da dívida com a União.
“Ontem, recebi a informação da Secretaria da Fazenda sobre o ingresso da receita do ICMS do dia 10. Também fui informado que, mesmo com o atraso da dívida com a União desde o dia 30, não havia bloqueio nas contas do Estado. Então, diante dessas duas novas informações, determinei que os salários do mês de julho fossem pagos integralmente para os nossos servidores”, afirmou o governador. Ele enfatizou que a decisão foi política e anunciou que se reunirá em Brasília, nesta quarta-feira (12), com representantes do governo federal, do STF (Supremo Tribunal Federal), do Banco Mundial e do Congresso Nacional para “continuar a jornada em defesa do Estado”. Os valores já foram depositados nas contas dos servidores.
O secretário da Fazenda ressaltou que foi priorizado o pagamento dos salários dos servidores em relação às demais despesas do governo gaúcho. Já o pagamento da folha salarial de agosto ainda é incerto. Feltes disse que está ciente das possíveis sanções pelo não pagamento da dívida com a União e informou ainda que os servidores do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) e da SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias), que rodam suas folhas em separado, tiveram depositados apenas os 1 mil reais previstos até o dia 13.
Segundo ele, as autarquias estão rodando novas folhas nesta terça-feira para que os salários sejam pagos na integralidade. O governo quitará também até esta quarta-feira (12) diárias, vale-refeição, remuneração de estagiários e verbas indenizatórias de caráter alimentar. Os servidores gaúchos realizam manifestações desde que o parcelamento dos vencimentos foi anunciado e planejavam uma greve geral neste mês.
Os comentários estão desativados.