Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Governo esnoba lei sobre prevenção a desastres

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Hugo Cordeiro/Folhapress)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Quatro anos depois de sancionada a lei 12.608, o governo ainda não agiu no Congresso para regulamentar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e deixa cidades sob risco à própria sorte. Há urgência para garantir implantação das medidas de prevenção aos desastres climáticos, muito comuns no verão. A lei surgiu após a tragédia de 2011 na serra do Rio, quando mais de mil pessoas morreram soterradas. Falta a criação do cadastro nacional de municípios com áreas suscetíveis a deslizamentos. Quem relatou a MP (medida provisória) que originou esta lei foi o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

Deslizamento legislativo

A regulamentação também cria mapeamento para áreas de “grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlato, e Sistema de Alerta”.

Não só no PT

“Não existe petista de graça”, disse um dos delatores da Lava-Jato, ao detalhar como o eram os pagamentos de propina ao ex-chefe do caixa do partido João Vacari Netto.

Mocinha prodígio?

Elogiada pelo ex-ministro Joaquim Levy, a nova secretária-executiva da Fazenda, Giovanna Victer, fez uma revolução na Secretaria de Planejamento de Niterói (RJ). Encontrou lá 46 sistemas de protocolo, 11 sistemas de folha de pagamento, 14 de execução orçamentária. Simplesmente fundiu as atividades. E deu certo.

Sangria desatada

Ao passo que prevê a destinação de mais de R$ 2 bilhões para nova sede da Hemobrás, o Ministério da Saúde pretende reduzir drasticamente a distribuição de medicamentos aos portadores de hemofilia.

Ano da Besta

Figura presente nos corredores da Câmara dos Deputados há mais de dez anos, o pai de santo Urzeda (Roberval Uzeda) distribui cartões aos parlamentares e transeuntes da Casa. Projeta que 2016 será “o ano da besta na política”.

Reza forte no Senado

A ex-senadora Heloísa Helena mandou rezar missa para alma de fotógrafo que foi seu funcionário no Senado. Ele morreu atropelado anos atrás em frente ao Planalto. Houve sequência misteriosa de casos ocorridos com um paletó que ele deixou no cabideiro do comitê de imprensa da Casa Alta.

Ocorrências

Quem usa o paletó por alguma emergência sofre algo. Foi assim com um repórter, que teve o gravador arrancado da mão e foi ameaçado pelo senador valentão Requião (PMDB-PR). Outro repórter usou a peça e foi barrado pela segurança do plenário. E certo dia o cantor Digão recorreu ao paletó para audiência com o presidente Renan Calheiros. Sua camisa abriu na reunião, com dois botões descosturados.

Tucano lado B

Nas primeiras semanas de 2016, o PSDB governou mais um Estado. É o Maranhão, onde o vice tucano Carlos Brandão assumiu interinamente nas férias do comunista Flávio Dino. Ele recebeu deputados que apóiam Dino e são oposição à presidente Dilma.

#Medo

Em tempos de crise e cenário econômico turbulento, qual poderia ser o resultado de pesquisa batizada de Índice de Medo do Desemprego?  Crescimento, claro, de 36,8% em 2015, conforme a sondagem da Confederação Nacional da Indústria.

Ponto Final

A Petrobras atualizou incorretamente sua lista de empresas impedidas de contratar, excluindo a NM Engenharia. A empresa segue impedida de contratar, embora tenha tido outra suspensão retirada da lista, por vencimento da medida.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O PODER E SEUS SABORES
NO REINO DO EXAGERO
https://www.osul.com.br/governo-esnoba-lei-sobre-prevencao-a-desastres/ Governo esnoba lei sobre prevenção a desastres 2016-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar